Mapa Mental Vinicius e Paulo

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Mapa Mental Vinicius e Paulo by Mind Map: Mapa Mental Vinicius e Paulo

1. Maracatu

1.1. Festejo criado por negros brasileiros.De origem pernambucana, o maracatu faz homenagens aos reis Magos inseridos por catequistas.É formada por percussão e acompanha um cortejo real.

1.2. Saiba mais(texto)

1.3. Saiba mais(video)

2. Samba

2.1. Samba é um gênero musical de raiz africana e é considerado uma das principais manifestações culturais no Brasil.O carnaval e o principal evento onde as pessoas se dividem em várias escolas de samba e competem pela melhor apresentação.

2.2. Saiba mais(texto)

2.3. Saiba mais(video)

3. Bumba meu Boi

3.1. Bumba meu boi é uma dança típica do folclore brasileiro que surgiu na região nordeste do Brasil, criada por forma de crítica de negros e indigenas. Combina elementos de comédia, drama, sátira e drama demonstrando a fragilidade do homem e a força bruta do boi.

3.2. Saiba mais(texto)

3.3. Saiba mais(video)

4. Ciranda

4.1. Tipo de dança e música de origem pernambucana. É uma dança de roda onde mulheres de pescadores dançavam e cantavam para esperar a volta dos maridos.Suas principais características são o ritmo lento, compassado e repetitivo.

4.2. Saiba mais(texto)

4.3. Saiba mais(video)

5. Cateretê

5.1. Dança rural brasileira com nome de origem tupi e características africanas.É dançado com duas filas, uma de homens e uma de mulheres.Seu ritmo é marcado por batidas de mãos e pés.Sua principal característica é que os violeiros que cantam no intervalo da dança e dirigem as evoluções do bailado.

5.2. Saiba mais(texto)

5.3. Saiba mais(video)

6. Frevo

6.1. Ritmo musical e dança brasileira de origem pernambucana que mistura marcha, maxixe e elementos da capoeira que surgiu no séc. XIX.É muito utilizado em época de carnaval e sua principal característica é que os capoeiristas dos blocos de frevo iam na frente para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.Existem vários tipos de frevo:Frevo de rua:tocado por orquestra musical feito para dançar, Frevo Canção: com música e letra e com introdução orquestral típica de frevo de rua, Frevo-de-bloco:Executado por orquestra de pau e cordas .É chamado pelos compositores de marcha-de-bloco onde a participação é efetivamente feminina, principalmente de classe média.

6.2. Saiba mais(texto)

6.3. Saiba mais(video)

7. Jongo

7.1. Manifestação cultural africana que deu forte influência ao samba.Faz parte das chamadas ´´danças de umbigada``, termo criado por estudiosos de música e de cultura popular.Foi trazido para o Brasil por negros escravos sequestrados de seus reinos de Ndongo e Kongo(atual região da Angola).Sua característica essencial é a utilização de enigmas de função mágica com intenção de causar fenômenos paranormais.

7.2. Saiba mais(texto)

7.3. Saiba mais(video)