Danças e Ritmos Brasileiros

Solve your problems or get new ideas with basic brainstorming

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Danças e Ritmos Brasileiros by Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. Bumba meu boi

1.1. Essa dança teve origem no nordeste do Brasil, e consiste em uma manifestação em torno da morte ou ressureição de um boi. É conhecida por outros nomes como Boi Bumbá. O Buma meu boi é uma dança do folclore brasileiro.

1.2. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=wSNlF0YIIsg

2. Ciranda

2.1. Ciranda é uma dança típíca do Pernambuco, originada da região nordeste caracterizada pela formação de uma roda. Geralmente feita em praças. A música usada na Ciranda tem ritmo lento e repetido.

2.2. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=UvNru-FXDxA

3. Frevo

3.1. O Frevo teve origem em Recife no início do século XIX e é caracterizado pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executada durante o Carnaval, essa dança é uma mistura de maxixe, marcha e elementos da capoeira.

3.2. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=xQfI-KLZtzI

4. Cateretê

4.1. Cateretê é uma dança de origem rural conhecida desde as eras remotas. A dança apresenta característas africanas e é dançada em duas filas: Uma de homens e outra de mulheres.

4.2. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=5-xOvuDq93c

5. Jongo

5.1. Jongo é uma dança de origem africana que influenciou fortemente no Samba carioca. Esse ritmo é gerado ao som do urucungo, um instrumento que deu origem ao berimbau.

5.2. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=jXbEhFrNXMM

6. Maracatu

6.1. Maracatu é uma dança originada no Pernambuco, caracterizada pela percussão forte e ritmo agitado. Também conhecida como Baque Virado, teve origem nas congadas.

6.2. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=-zphtZzsSl4

7. Samba

7.1. Samba é uma dança tipicamente brasileira, mas que teve origem africana. Caracteriza-se por uma dança de ritmo agitado, na qual seus dançarinos usam figurinos chamativos. É uma das mais conhecidas manifestações populares brasileiras.

7.2. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=UZmvgiGgpU0