Danças e Ritmos Brasileiros

Solve your problems or get new ideas with basic brainstorming

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Danças e Ritmos Brasileiros by Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. Jongo

1.1. Jongo é uma manifestação cultural africana rural que está associada à cultura africana no Brasil e que influiu na formação do Samba carioca além de ter sido considerado o avô do Samba

1.2. http://www.youtube.com/watch?v=jXbEhFrNXMM

2. Ciranda

2.1. Ciranda é um tipo de dança e música de Pernambuco. É originada pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Se forma por uma grande roda, nas praias ou praças, onde as pessoas dançam ao som de ritmo lento e repetido.

2.2. http://www.youtube.com/watch?v=2oEr2cV7YbI

3. Cateretê

3.1. O cateretê é uma dança rural brasileira conhecida a muito tempo. A dança possui características africanas. Dança-se em duas filas, uma de homens e outra de mulheres, que evolucionam uns diante dos outros ao som de palmas e bate-pés, sendo o acompanhamento constituído por duas violas. Os violeiros cantam no intervalo da dança e dirigem as evoluções do bailado

3.2. http://www.youtube.com/watch?v=aaU2SCcGOmM

4. Frevo

4.1. O frevo é uma dança brasileira de origem pernambucana, misturando marcha, o maxixe e alguns elementos que são típicos da capoeira.

4.2. http://www.youtube.com/watch?v=2HfbyRWO6ak

5. Samba

5.1. O samba é um tipo de música, que deriva de um tipo de dança que tinha raízes africanas. Surgido no Brasil, é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Entre as suas características, está uma forma onde a dança é acompanhada por frases curtas melódicas e refrões de criação "desconhecida".

5.2. http://www.youtube.com/watch?v=8eM7Xz_8gbQ

6. Bumba meu boi

6.1. Bumba meu boi é uma dança do folclore brasileiro em que as pessoas dançam em torno de um boi . Os instrumentos usados são o maracá, o tamborinho a zabumba entre outros.

6.2. http://www.youtube.com/watch?v=wSNlF0YIIsg

7. Maracatu

7.1. Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu no século XVIII.

7.2. http://www.youtube.com/watch?v=MNLrzCpOQu8