1. Precisamos entender como cada perspectiva teológica, enxerga a nação de Israel e compreende o papel da igreja em relação a Israel e o mais importante o coração de Deus em relação a Israel!
1.1. Preteristas
1.1.1. 1.Um só povo (Igreja como novo Israel). 2.Promessas a Israel cumpridas historicamente no primeiro século. 3.Não possui um papel escatológico no tempo do fim.
1.2. Amilenismo
1.2.1. 1.Um só povo (Igreja como o verdadeiro Israel espiritual). 2.Promessas a Israel cumpridas na igreja. 3.Não possui um papel escatológico no tempo do fim.
1.3. Pré-Tribulacionismo
1.3.1. 1.Segue uma linha dispensacionalista. 1.Dois povos distintos (Israel e Igreja) 2.Promessas a Israel ainda válidas.(serão cumpridas no milenio) 3.Quando o tempo da igreja acabar, ela será arrebatada. 4.Então Deus tratará de Israel na grande tribulação.
1.3.1.1. PERGUNTA PARA EXPLODIR AS NOSSAS CABEÇAS!
1.3.1.1.1. SE O CHAMADO DA IGREJA DE ACORDO COM A PERSPECTIVA QUE ACABAMOS DE VER É DESPERTAR CIÚMES EM ISRAEL. COMO A IGREJA PODERIA SER REMOVIDA DA TERRA OU O SEU TEMPO ACABAR SEGUNDO O DISPENSACIONALISMO, JUSTAMENTE NO MOMENTO EM QUE ISRAEL MAIS ESTARÁ OLHANDO PARA A IGREJA?
1.4. Pré-Milenismo Histórico
1.4.1. 1. Povo de Deus debaixo da autoridade de Cristo, com papéis distintos. 2. Israel possui um papel no plano escatológico e a igreja cooperará com Israel. 3. As promessas feitas a Israel serão cumpridas no Milênio.
2. Para entender a resposta dessa pergunta, precisamos compreender DUAS COISAS CENTRAIS:
2.1. JESUS NÃO VEIO DA FORMA COMO OS JUDEUS ESPERAVAM!
2.1.1. Eles aguardavam um grande lider politico e guerreiro que iria restaurar o reino a Israel!
2.1.2. Os judeus estavam errados na sua perspectiva em relação ao Messias? a resposta é não!
2.1.2.1. Vamos entender 3 coisas para finalizar esse tópico.
2.1.2.1.1. Existem mais profecias que retratam do Messias glorioso que vai destruir os seus inimigos, do que profecias do servo sofredor!
2.1.2.1.2. Até mesmo os discipulos, após a ressurreição de Jesus, continuam mantendo a expectativa de que Jesus vai cumprir essas promessas e restaurar o reino a Israel!
2.1.2.1.3. Logo, eles não estavam errados na sua perspectiva. Mas estavam errados em respeito ao tempo.
2.2. O PRÓPRIO DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DA NAÇÃO DE ISRAEL!
2.2.1. Para despertar ciúmes em Israel com um povo que não era Seu!
2.2.1.1. Deuteronômio: 32.21: A zelos me provocaram por meio de deuses inexistentes, com ídolos e imagens me irritaram; Eu também farei que sofram ciúmes de quem não é meu povo, nem mesmo nação é; com uma multidão de pessoas insensatas. Eu os provocarei à ira!
2.2.2. Para que nós fossemos alcançados e fossemos feitos os seus Filhos!
2.2.2.1. João: 1.11-12: Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome;
2.2.3. Mas Deus rejeitou o seu povo (Israel)?
2.2.3.1. Romanos: 11.1-2b: Indago, portanto: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De forma nenhuma! Ora, eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não desprezou o seu povo, o qual de antemão conheceu.
2.2.3.1.1. SE DEUS NÃO REJEITOU O SEU POVO EM QUE MOMENTO DEUS IRÁ RESTAURAR E COMO ELE FARÁ ISSO?