Vertebrados

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Vertebrados by Mind Map: Vertebrados

1. Peixes - É um grupo bastante diversificado mas existem algumas características encontradas na maioria: nadadeiras como membros locomotores, corpo coberto por escamas, respiram por meio de brânquias, são ectotérmicos e possuem linha lateral.

1.1. Brânquias são estruturas filamentosas e irrigadas por vasos sanguíneos nas quais ocorrem as trocas gasosas. Linha Lateral é um órgão sensorial estimulados por vibrações na água possibilitando ao peixe detectar presas, predadores e obstáculos.

1.2. Ósseos: caracterizados pela presença de esqueleto ósseo. Possuem uma bexiga natatória, um órgão em forma de bolsa que pode ser preenchida com gases alterando a flutuação do animal. Exemplo: atuns, linguados

1.3. Cartilaginosos: caracterizados pela presença de um esqueleto formado apenas por cartilagem. Não possuem opérculo, a água entra pela boca e sai do corpo pelas fendas branquiais, também não possuem a bexiga natatória. Ex: tubarões e raias

1.4. tabela que diferencia os grupos ☝

2. Anfíbios- O grupo dos anfíbios apresenta espécies muito diferenciadas. Quando adultos , possuem quatro membros locomotores em forma de patas com exceção das cobras-cegas. Tem a pele fina, úmida e permeável a gases e à água. Os adultos respiram pela pele e pelo pulmão e os girinos, são aquáticos e respiram por meio de brânquias. Todos são ectotérmicos e apresentam metamorfose.

2.1. Anuros: é o grupo dos sapos, rãs e pererecas, caracterizados por adultos sem cauda e a maioria terrestres, possuem quatro patas adaptadas para o salto.

2.2. Ápodes: esses animais tem corpo alongado, com ausência de patas, são terrestres e vivem enterrados no solo. ex: cecílias e cobras-cegas.

2.3. Urodelos: seus representantes apresentam corpo e cauda alongados e quatro patas, maior parte terrestre. ex; salamandras

2.4. representação da metamorfose ☝

3. Répteis- foram os primeiros vertebrados a conseguir conquistar o ambiente terrestre. Apresentam corpo adaptado a ambientes secos, com pele sem glândulas e coberta por escamas ou placas córneas. Põem ovos com casca dura para proteger o embrião contra choques mecânicos e contra a perda de água. São ectotérmicos e respiram por pulmões, mesmo os aquáticos.

3.1. Escamados:caracterizados por ter o corpo revestido por escamas e precisam realizar mudas ao longo da vida. Ex; serpentes e lagartos.

3.2. Crocodilianos; possuem dentes afiados e corpo revestido por placas córneas. ex; crocodilos e jacarés

3.3. Quelônios; podem ser aquáticos ou terrestres e possuem tronco revestido por placas córneas fundidas formando uma carapaça protetora. ex; jabutis, cágados e tartarugas.

3.4. curiosidade sobre as cobras (répteis escamados) ☝

4. Aves- As aves habitam praticamente todos os ambientes do planeta, são animais endotérmicos, põem ovos e apresentam corpo revestido por penas, que auxiliam tanto no vôo quanto na manutenção da temperatura corporal. Possuem diversas adaptações para o vôo, como corpo em formato aerodinâmico, presença de ossos pneumáticos que são mais leves, a presença da quilha, o forte músculo responsável pelo movimento das asas durante o vôo e a presença dos sacos aéreos que também auxiliam na diminuição de massa da ave. Esses animais não possuem dentes, mas possuem uma outra estrutura responsável pela trituração dos alimentos, a moela, e o papo que armazena e umedecida os alimentos.

4.1. Passeriformes: Seus representantes correspondem aos pássaros. Exemplo: sabiás, bem-te-vi, calopsitas, canários, etc

4.2. Psitaciformes: caracterizadas pelo seu bico curvo e forte. Exemplo: periquito, papagaio, arara, entre outros

4.3. Galiformes: Grupo de aves com grande importância econômica. Exemplo: galinhas, codornas, faisões, etc

4.4. Estrigiformes: Aves caçadores noturnos com visão bem desenvolvidas. Exemplo: coruja e mochas

5. Mamíferos- É um grupo muito diversificado mas com algumas características em comum como a presença de glândulas no corpo. As principais são as mamárias que produzem o leite que serve de alimento para os filhotes, as glândulas sudoríparas que produzem e secretam o suor e as sebáceas que produzem o sebo. São animais endotérmicos e possuem pelos e uma camada de gordura que ajudam na manutenção da temperatura corpórea. Apresentam respiração pulmonar e exclusivamente dos mamíferos, o diafragma.

5.1. Monotremados: São os únicos mamíferos que põe ovos. Exemplo: ornintorrincos e as equidnas

5.2. Marsupiais: Apresentam uma bolsa externa denominada marsúpio, onde os filhotes completam seu desenvolvimente já que nascem sem estar completamente desenvolvidas. Exemplo: canguru, coala, saruês e cuícas

5.3. Placentários: Caracterizados pela presença da placenta, estrutura pela qual o embrião recebe os nutrientes da mãe. É o grupo mais diversificado. Exemplo: cachorro, elefante, macaco, gato, tigre,cavalo, girafa, seres humanos, etc.