Sistema de Informação Gerencial – SIG

Plan your projects and define important tasks and actions

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Sistema de Informação Gerencial – SIG by Mind Map: Sistema de Informação  Gerencial – SIG

1. Conceitos Básicos:

1.1. DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação de determinado fato. Deve-se distinguir DADO de informação. O que diferencia um dado de uma informação, é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões.

1.2. Exemplo de dados numa empresa: ‰ Quantidade de produção. ‰ Custo de matéria prima. ‰ Número de empregados.

1.3. O resultado da análise desses dados é a informação. Ou seja. ƒ Capacidade de produção. ƒ Custo de venda do produto. ƒ Produtividade do funcionário.

1.3.1. Included

1.3.2. Included

1.3.3. Excluded

2. Stakeholders

2.1. Project Sponsor

2.2. Project Manager

2.3. Developers

2.4. Primary User Group

2.5. Supporting Staff

3. Notes

4. Alguns aspectos que podem fortalecer o sistema de informações gerenciais nas empresas

4.1. Vantagens básicas do sistema de informações gerenciais. a) Envolvimento com o SIG. É um instrumento básico de apoio à otimização dos resultados. b) Exige competência intrínseca às pessoas que irão utiliza-lo. c) O uso de um plano mestre. d) A atenção específica ao fator humano da empresa. e) A habilidade para identificar a necessidade de informações. f) A habilidade para tomarem decisões com informações. g) O apoio global dos vários planejamentos da empresa. h) O apoio organizacional de adequada estrutura organizacional e das normas e dos procedimentos inerentes aos sistemas. i) O apoio catalisador de um sistema de controladoria. j) O conhecimento e a confiança no sistema de informações gerenciais. k) A existência de dados e informações relevantes e atualizados. l) A adequada relação custo versus benefício.

4.1.1. Project specifications

4.1.2. End User requirements

4.1.3. Action points sign-off

5. Alguns Aspectos das Decisões

5.1. As fases do processo decisório: • Identificação do problema; • Análise do problema; • Estabelecimento de soluções alternativas; • Análise e comparação das soluções alternativas; • Seleção de alternativas mais adequadas; • Implantação da alternativa selecionada; • Avaliação da alternativa selecionada;

5.2. Classificação das decisões

5.2.1. São classificadas em: Decisões programadas: Caracterizam-se pela rotina e repetitividade, podendo ser possível estabelecer um procedimento padrão. Decisões não programadas: Caracterizam-se pela novidade. Estão inseridas num contexto do ambiente dinâmico, que se modifica rapidamente com o decorrer do tempo.

5.3. Resources

5.4. Delays

6. definição do SIG

6.1. É o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais.

6.1.1. Materials

6.1.2. Personel

6.1.3. Services

6.1.4. Duration

7. Importância dos sistemas de Informações para as empresas.

7.1. 1. Redução de custos nas operações. 2. Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço. 3. Melhoria na produtividade. 4. Melhorias nos serviços realizados e oferecidos. 5. Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas. 6. Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão. 7. Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões. 8. Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações. 9. Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema. 10. Redução do grau de centralização de decisões na empresa e, 11.Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

7.1.1. Dependencies

7.1.2. Milestones

7.2. Limitations

7.2.1. Schedule

7.2.2. Budget

7.3. Define Project Development Measurement

7.3.1. KPI's