Textualidade

Textualidade, Coerência e Coesão.

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Textualidade by Mind Map: Textualidade

1. Coesão: É a organização gramatical e lexical dos conceitos que dão significado ao texto.

1.1. Elementos que sinalizam para o leitor a relação entre as diversas partes do texto.

2. O processo de leitura

2.1. Processamento lexical

2.1.1. Decodificação e identificação de significados das palavras.

2.2. Processamento sintático

2.2.1. Relação de sentido entre as palavras de uma frase.

2.3. Coerência/Coesão

3. Textualização: “Conjunto de características que fazem um texto ser um texto, e não apenas uma sequência de frases.” (Beaugrande eDressler, 1983).

3.1. Intencionalidade: Empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, capaz de cumprir os objetivos proposto para a situação de comunicação.

3.2. Aceitabilidade: Recepção do texto (e das lacunas de significação) por parte do leitor.

3.3. Situacionalidade: Diz respeito a elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto à situação sócio-comunicativa.

4. Coerência: Conceitos que dão significado ao texto a partir da interação entre este e o leitor.

4.1. Coerência local: análise do significado das frases e da relação de sentido entre elas. Conhecimento produzido a partir do conhecimento prévio do leitor, pela produção de inferência.

4.2. Coerência temática: relação de significado entre as sentenças, construindo sentido de partes maiores do texto (parágrafos) ou de todo o texto.

4.3. Coerência externa ou processamento integrativo: as informações adquiridas pelo leitor modificam as informações que este já possui, ou seja, é a transformação do conhecimento durante a aquisição de novas informações pelo processo da leitura.

4.4. A coerência é responsável pelo sentido do texto, pois envolve aspectos lógicos, semânticos e cognitivos, enquanto há compartilhamento de conhecimento entre os interlocutores.