Representação da Informação

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Representação da Informação by Mind Map: Representação da Informação

1. Indexação

1.1. Leitura técnica

1.2. Análise conceitual

1.3. Tradução do documento

1.4. Linguagem de indexação

2. Catalogação

2.1. Catalogação descritica

2.2. Catalogação temática

2.3. Metadado

3. Classificação

3.1. Classificação Bibliográfica

3.1.1. É uma linguagem estruturada, dividida em classes e subclasses, e assim sucessivamente, até chegar ao termo mais específico. E, também, é uma linguagem documentária construída, a partir de signos normatizados que permitem a comunicação entre usuários e a unidade de informação.

3.1.1.1. CDU

3.1.1.1.1. É um sistema de classificação bibliográfico e, também, uma linguagem de indexação. Foi criado com o objetivo de compilar o Repertório Bibliográfico Universal (RBU).

3.1.1.1.2. A CDU tem uma melhor adaptação e utilização em bibliotecas especializadas, devido a sua alta especificidade de assunto ao usar sinais que indicam relações entre eles.

3.1.1.1.3. Seus criadores foram os belgas Paul Otlet (1868-1944) e Henri La Fontaine (1853-1943).

3.1.1.1.4. Suas características são: - Mono-hierárquica (podendo tornar-se poli-hierárquica graças ao uso das tabelas auxiliares); - Exaustiva e específica; - Um sistema decimal; - Uma línguagem universal; - Analítico-sintética.

3.1.1.1.5. Os princípios fundamentais que regem a CDU são de ser uma línguagem artificial criada a priori, pré-coordenada e normalizada.

3.1.1.1.6. A Federação Internacional de Documentação (FID), antigo Instituto Internacional de Bibliografica (IIB) e Instituto Internacional de Documentação, foi responsável pela manutenção e atualização da CDU até dezembro de 1991. Passando a responsabilidade, em janeiro de 1992, ao Consórcio CDU (UDC Consortium), entidade cediada na Holanda e formado por instituções de informação da Espanha, Países Baixos, Reino Unido, Japão e a própria FID (extinta em 2002)), que assume todas as responsabilidades e direitos autorais da CDU.

3.1.1.2. CDD

3.1.2. Quanto a apresentação dos assuntos, ela possui três tipos: - Enumerativo: apresentam todas as combinações de assuntos possíveis e seus respectivos símbolos prontos; - Semi‐enumerativo: apresentam símbolos prontos para alguns assuntos e permitem a síntese para assuntos compostos; - Analítico‐sintético: apresentam símbolos para os assuntos simples, deixando livre a  combinação de símbolos para os assuntos compostos

3.1.3. Em relação a abrangência, encontramos dois tipos: - As classificações gerais (ou enciclopédicas) que sistematizam todo o conhecimento humano (ex.: CDD, CDU, Bliss, Cutter); - E as classificações especializadas que sistematizam conhecimentos de um domínio específico (ex.: Classification for Medical Libraries, United Classification for the Construction Industry [Uniclass]).