CELULA

Project Control, Project Closing, Timeline template

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
CELULA by Mind Map: CELULA

1. EUCARIONTE

1.1. PLURICELULAR

1.1.1. ANIMAL (metazoa)

1.1.1.1. Reticulo endoplasmatico

1.1.1.2. Mitocondreas

1.1.1.3. Aparato de golgi

1.1.1.4. Glicocalice

1.1.1.4.1. Ocorre externamente a membrana plasmatica e tem as funçoes de: 1 Proporciona resistencia a membrana plasmatica. 2 Confere as celulas capacidade de se reconhecerem. 3 Retem nutrientes e rezinas ao redor da celula, mantendo um meio externo adequado.

1.1.1.5. lisosomas

1.1.1.6. centriolos

1.1.1.7. Membrana plasmatica

1.1.1.7.1. Membrana lipoproteica (presente em todas as celulas) formada por fosfolipideos (que forma uma camada que isola a celula) e proteinas ( que funcionam como uma ''porta'' para a passagem de subistancias pelos fosfolipideos) o que funciona como uma permeabilidade seletiva: as proteinas encontradas nessa membana varia entre as celulas e detereminam as funçoes especificas das membranas.

1.1.2. VEGETAL(metáfita)

1.1.2.1. Parede celular

1.1.2.1.1. É uma estrutura mais rígida que o glicocalice, assim as celulas que a apresentam tem menor possibilidade de modificar sua forma. Dentro de certos limites e uma etrutura permeavel.

1.1.2.2. Clorosplastos

1.1.2.3. Mitocondreas

1.1.2.4. Reticulo endoplasmatico

1.1.2.5. Aparato de golgi

1.1.2.6. Membrana plasmatica

1.1.2.6.1. Membrana lipoproteica (presente em todas as celulas) formada por fosfolipideos (que forma uma camada que isola a celula) e proteinas ( que funcionam como uma ''porta'' para a passagem de subistancias pelos fosfolipideos) o que funciona como uma permeabilidade seletiva: as proteinas encontradas nessa membana varia entre as celulas e detereminam as funçoes especificas das membranas.

1.1.3. FUNGI

1.1.3.1. Parede celular

1.1.3.1.1. É uma estrutura mais rígida que o glicocalice, assim as celulas que a apresentam tem menor possibilidade de modificar sua forma. Dentro de certos limites e uma etrutura permeavel.

1.1.3.2. Membrana plasmatica

1.1.3.2.1. Membrana lipoproteica (presente em todas as celulas) formada por fosfolipideos (que forma uma camada que isola a celula) e proteinas ( que funcionam como uma ''porta'' para a passagem de subistancias pelos fosfolipideos) o que funciona como uma permeabilidade seletiva: as proteinas encontradas nessa membana varia entre as celulas e detereminam as funçoes especificas das membranas.

1.1.4. PROTISTA

1.1.4.1. Glicocalice

1.1.4.1.1. Ocorre externamente a membrana plasmatica e tem as funçoes de: 1 Proporciona resistencia a membrana plasmatica. 2 Confere as celulas capacidade de se reconhecerem. 3 Retem nutrientes e rezinas ao redor da celula, mantendo um meio externo adequado. (presente em muitos protistas).

1.1.4.2. Parede celular

1.1.4.2.1. É uma estrutura mais rígida que o glicocalice, assim as celulas que a apresentam tem menor possibilidade de modificar sua forma. Dentro de certos limites e uma etrutura permeavel. (presente em alguns protistas).

1.1.4.3. Membrana plasmatica

1.1.4.3.1. Membrana lipoproteica (presente em todas as celulas) formada por fosfolipideos (que forma uma camada que isola a celula) e proteinas ( que funcionam como uma ''porta'' para a passagem de subistancias pelos fosfolipideos) o que funciona como uma permeabilidade seletiva: as proteinas encontradas nessa membana varia entre as celulas e detereminam as funçoes especificas das membranas.

1.2. UNICELULAR

1.2.1. PROTISTA

1.2.1.1. Glicocalice

1.2.1.1.1. Ocorre externamente a membrana plasmatica e tem as funçoes de: 1 Proporciona resistencia a membrana plasmatica. 2 Confere as celulas capacidade de se reconhecerem. 3 Retem nutrientes e rezinas ao redor da celula, mantendo um meio externo adequado. (presente em muitos protistas).

1.2.1.2. Parede celular

1.2.1.2.1. É uma estrutura mais rígida que o glicocalice, assim as celulas que a apresentam tem menor possibilidade de modificar sua forma. Dentro de certos limites e uma etrutura permeavel. (presente em alguns protistas).

1.2.1.3. Membrana plasmatica

1.2.1.3.1. Membrana lipoproteica (presente em todas as celulas) formada por fosfolipideos (que forma uma camada que isola a celula) e proteinas ( que funcionam como uma ''porta'' para a passagem de subistancias pelos fosfolipideos) o que funciona como uma permeabilidade seletiva: as proteinas encontradas nessa membana varia entre as celulas e detereminam as funçoes especificas das membranas.

1.2.2. FUNGI

1.2.2.1. Parede celular

1.2.2.1.1. É uma estrutura mais rígida que o glicocalice, assim as celulas que a apresentam tem menor possibilidade de modificar sua forma. Dentro de certos limites e uma etrutura permeavel.

1.2.2.2. Membrana plasmatica

1.2.2.2.1. Membrana lipoproteica (presente em todas as celulas) formada por fosfolipideos (que forma uma camada que isola a celula) e proteinas ( que funcionam como uma ''porta'' para a passagem de subistancias pelos fosfolipideos) o que funciona como uma permeabilidade seletiva: as proteinas encontradas nessa membana varia entre as celulas e detereminam as funçoes especificas das membranas.

2. PROCARIONTE

2.1. UNICELULAR

2.1.1. MONERA

2.1.1.1. Parede celular

2.1.1.1.1. É uma estrutura mais rígida que o glicocalice, assim as celulas que a apresentam tem menor possibilidade de modificar sua forma. Dentro de certos limites e uma etrutura permeavel. (presente na maioria das bacterias e cianobacterias).

2.1.1.2. Membrana plasmatica

2.1.1.2.1. Membrana lipoproteica (presente em todas as celulas) formada por fosfolipideos (que forma uma camada que isola a celula) e proteinas ( que funcionam como uma ''porta'' para a passagem de subistancias pelos fosfolipideos) o que funciona como uma permeabilidade seletiva: as proteinas encontradas nessa membana varia entre as celulas e detereminam as funçoes especificas das membranas.