Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Avaliação da BE by Mind Map: Avaliação da BE
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Avaliação da BE

Articulação com:- Programa da Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro Estratégico 2014-2020 - Aprender com a Biblioteca Escolar: referencial de aprendizagens associadas ao trabalho da BE.

Fases do processo de avaliação

Planeamento

1. Definir amostras para aplicação dos questionários (todos os professores; 10% ou mais dos alunos, no mínimo 60; 10% ou mais dos Enc. Educ. pré-escolar, 1º e 2º ciclos, sendo o 3º ciclo facultativo). 2. Calendarizar de outubro a abril- recolha de dados e evidências;até 31 de maio- aplicação de questionários.até 7 de julho- análise e interpretação de dados e elaboração do relatório 3. Articular com a direção(aplicar questionário também) 4. Distribuir tarefas dentro da equipa da BE

Recolha de dados e evidências

Recolha de dados e evidências:- Estatísticas de funcionamento, acesso aos serviços e uso da coleção da BE;- Dados sobre planeamento, realização e avaliação de atividades/ projetos;- Dados obtidos a partida da aplicação de questionários;- Dados recolhidos através da observação e avaliação das competências dos alunos.

Análise de dados e interpretação

Atribuição de níveis de desempenho

Níveis de desempenho por domínio 1- 2- 3- 4Atribuem-se comparando os dados e evidências recolhidos com os descritores de qualidade da ação da biblioteca- fatores críticos de sucesso- com os impactos resultantes dessa ação e com os perfis de desempenho.

Elaboração/apresentação de relatórios

Anos 1 e 3- Plano de Melhoria- Relatório de execução do plano de melhoria Ano 2- Avaliação- Relatório intermédio de avaliação Ano 4- Avaliação- Relatório final de avaliação

Elaboração/implementação de Planos de Melhoria

Nos 1º e 3º anos do ciclo avaliativo.

Estrutura MABE

Domínios

Indicadores

Fatores críticos de sucesso

Fontes e instrumentos

Ações para melhoria

Impactos

Perfis de desempenho

Divulgação dos resultados

Interna

- Apresentação do relatório à direção e em Conselho Pedagógico, que emitirá um parecer ou recomendações. - Integração do relatório nos instrumentos de avaliação interna das escolas. - Anexar o relatório de avaliação da BE ao relatório de avaliação da Escola. - Aferição sobre o contributo da BE para o desenvolvimento da escola e para a melhoria das aprendizagens dos alunos. (instrumento de melhoria)

Externa

RBE- divulgação dos resultados globais globais da avaliação das BE;- utilização desses dados como meio de aferição e monitorização do alcance dos padrões de desempenho definidos no seu Quadro Estratégico (instrumento de gestão)

Domínios

A- Currículo, literacias e aprendizagem

A.1- Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média A.2- Uso das tecnologias e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem

B- Leitura e literacia

B.1- Criação e promoção da competência leitora e de hábitos de leitura B.2- Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura

C- Projetos e parceria

C.1- Desenvolvimento de atividades e serviços colaborativos com outras escolas/ bibliotecas C.2- Participação em projetos e parcerias com entidades exteriores à escola C.3- Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias.

D- Gestão da Biblioteca Escolar

D.1- Recursos humanos, materiais e financeiros adequados às necessidades de gestão, funcionamento e dinamização da biblioteca escolar D.2- Integração e valorização da biblioteca na escola D.3- Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção.

Aplicação do modelo

Ano 1- Plano de Melhoria

Plano de Melhoria Conjunto de ações a implementar para melhorar o trabalho da BE nas áreas onde foram identificados pontos fracos, definindo objetivos (resultados) a atingir e estratégias a desenvolver, de acordo com os problemas identificados.Estas ações devem integrar o plano de atividades da BE.

Ano 2- Avaliação intermédia

Ano 3- Plano de Melhoria

Ano 4- Avaliação final

Aplicação informática - SI

Quadro estratégico: 2014-2020 - Padrões de qualidade das BE até 2020

Avaliação da BE e os perfis de qualidade das BE até 2020- Quadro estratégico 1- Lugares de conhecimento e inovação...- A2- Espaços de integração social...- A3- Locais de formação e desenvolvimento da competência leitora...- B4- Focos difusores do gosto e do prazer de ler...- B5- Áreas de ensino, essenciais à formação para as literacias digitais, dos média e da informação- A6- Núcleos de apoio pedagógico...- D7- Ambientes flexíveis...- D8- Estruturas lideradas por profissionais qualificados...- D9- Serviços de informação com conteúdos e recursos tecnológicos...- D10- Redes dinâmicas sustentadas em práticas consistentes e enraizadas na comunidade.- C11- Sistemas de cooperação com a sociedade, promotores da partilha...- C12- Organizações inclusivas, garantes da igualdade de acesso...- D13- Unidades de gestão orientadas para a qualidade e a excelência.- D