Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Toyotismo by Mind Map: Toyotismo

1. Modelo Japonês de Produção

2. Criador: Taiichi Ohno

3. Implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

4. Característica: - Flexibilização da Produção - Automatização - Just in time (na hora certa) - Kanban (etiqueta ou cartão) - Team work (trabalho em equipe) - Controle de qualidade total

5. Consclusão Embora possa parecer que o modelo toyotista de produção valorize mais o trabalhador do que os modelos anteriores (fordista e taylorista), tal impressão é uma ilusão. Na realidade da fábrica, o que ocorre é o aumento da concorrência entre os trabalhadores, que disputam melhores índices de produtividade entre si. Tais disputas sacrificam cada vez mais o trabalhador, e tem como conseqüência, além do aumento da produtividade, o aumento do desemprego. Em suma, a lógica do mercado continua sendo a mesma: aumentar a exploração de mais-valia do trabalhador.

6. Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo.

7. Ideia Principal: produzir somente o necessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, com a máxima qualidade, trocando a padronização pela diversificação e produtividade.

8. Relações de Trabalho: trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de uma função.