Teorias do comércio internacional

Create a To-Do list for your upcoming tasks

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Teorias do comércio internacional by Mind Map: Teorias do comércio internacional

1. Vantagem Comparativa e Absoluta

1.1. Quando uma pessoa empresa ou , nesse caso, país tem uma produção mais elevada ou certa eficiência no processo de fabricação de um produto se diz que esse país tem vantagens absolutas na produção.

1.1.1. Um bom exemplo é o Brasil com a soja e a China com o tecido. Tomando esse exemplo o Brasil tem vantagem comparativa com relação à China na produção de soja assim como a China tem com relação á produção de tecido brasileira. Tendo isto como exemplo pode-se inferir que há uma oportunidade de trocas de produtos e comercialização internacional entre estes Estados.

2. Teoria da Dotação de Fatores

2.1. O comércio se dá através de dois fatores principais o capital e o trabalho. Há concorrência perfeita e um amplo conhecimento tecnológico.

2.1.1. É praticamente impossível tentar imaginar como dois países poderiam ter uma relação comercial sem a presença de capitais e trabalhos por motivos óbvios. O capital e o trabalho são as almas do comércio sem eles não tem como haver translação de produtos. Os países tem uma certa maleabilidade quanto a um desses dois fatores, ou capital ou trabalho mas não significa que possam ter os dois na verdade devem possuir ambos.

2.1.2. Capital: Riqueza em alguma matéria prima como petróleo, carvão, terras e etc...

2.1.3. Trabalho: Mão de obra, especializada, é um grande exemplo para este fator. Em cuba por exemplo possuem grande desenvolvimento na medicina.

3. Teoria do ciclo de vida do produto

3.1. Leva em consideração também a concorrência perfeita e o desenvolvimento tecnológico. Por que? Quando uma empresa ou até mesmo país desenvolve um produto ou tecnologia nova, o mercado terá grande impacto e vendas muito grandes mas com o passar do tempo outras empresas de outros países "copiam" essa tecnologia ou desenvolvem uma superior o que acaba desvalorizando essa que foi posta no mercado primeiramente. Exemplo: Bluetooth.

4. Teorias com a presença de economias de escala

4.1. 3 Teorias

4.1.1. Concorrência monopolística e comércio intra-indústria

4.1.1.1. Economias de escala interna a cada empresa, produtos um pouco diferenciados. Essa pequena diferenciação no produto faz com que a empresa não possa produzir todas as gamas desse produto. Com isso uma outra empresa se especializará na produção de determinada variedade.

4.1.2. Comércio intra-empresa e expansão do comércio

4.1.2.1. Favorece a expansão do comércio mundial. A produção de um produto X pode ser a junção de vários componentes produzidos em outros países.

4.1.3. Economias de aglomeração e comércio internacional

4.1.3.1. Economias de escala que ocorrem na indústria como um todo.

5. Task 5