Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Modelagem de Requisitos de Sistemas baseada em Objetivos by Mind Map: Modelagem de Requisitos de
Sistemas baseada em Objetivos
0.0 stars - reviews range from 0 to 5

Modelagem de Requisitos de Sistemas baseada em Objetivos

Objetivos são usados de muitas maneiras para analisar sistemas de software. Eles podem guiar o desenvolvimento de casos de uso, assim como permitem as análises preliminares das especificações de software.

Conceitos

Objetivo

Um objetivo é uma propriedade desejada do ambiente. Por exemplo, “Depois da entrega de uma mercadoria , o cliente dever pagar a compra".  

de Obtenção

de Término

de Manutenção

de Não Ocorrência

Propriedade de Domínio

Uma propriedade de domínio é uma propriedade que existe naturalmente no ambiente ,  independentemente  de qualquer sistema software . Por exemplo “Depois da produção de um  produto perecível , o produto transforma-se em obsoleto.”  

Requisito

Um requisito é um tipo especial de objetivo que condiciona (restringe)  o comportamento do software. Para ser um requisito, um objetivo deve satisfazer as seguintes três propriedades: (i) é descrito inteiramente em termos de valores monitorados pelo software, (ii)  restringe apenas valores que são controlados pelo software, e (iii) os valores controlados não são edefinidos em termos de  valores monitorados  futuros. Por exemplo, "O sistema deve enviar uma fatura em decorrência de um pedido de um cliente, até um dia depois da entrega da mercadoria".  

Especificação

Uma especificação é  um tipo especial de requisito que somente tem a ver com as  propriedades do sistema. Por exemplo, "O sistema deve calcular a idade produto como a data atual menos a data de produção do produto."  

Vantagens

Estimulam a elaboração de Requisitos

Guiam o desenvolvimento de Casos de Uso

Abstração

Abstração. Objetivos  proporcionam descrições de alto nível, funcionais e não funcionais, descrições compreensíveis do “o que” o sistema deve fazer, sem a complexidade de descrever como o sistema funciona.  

Direção

Direção. Objetivos fornecem aos analistas uma checklist de atividades a completar.  

Rastreabilidade

Rastreabilidade. Objetivos fornecem uma ponte ligando os pedidos das partes interessadas (stakeholders) às  especificações do sistema.  

Análise

Análise. Objetivos fornecem um meio para analisar o sistema antes da sua construção. Tal análise é importante, e inclui: análise de conflitos.  

Processo

Etapas

Eliciar Contexto

Definir Objetivos

Derivar Requisitos

Derivar Casos de Uso

Derivar Modelos UML

Hierarquia de Objetivos

Os analistas estruturam os objetivos em função de como eles se relacionam uns com os outros para uma melhor compreensão destes e de seus sub-objetivos e objetivos mais gerais. Estruturação é importante quando existem muitos objetivos, o que resulta numa hierarquia estruturada de objetivos.  

Objetivo Inicial

Como?

Por quê?

Definição de Objetivos

Objetivos são as propriedades desejadas do ambiente do sistema, baseadas nas necessidades dos stakeholders. Os objetivos não limitam o funcionamento do softwares, pois essa é a função dos requisitos, apenas definem as características desejadas do sistema de forma abstrata, sem entrar no detalhe de "como fazer".  

Refinamento de Objetivos

A partir da adição de detalhes aos objetivos, é possível se obter os requisitos do sistema, através de refinamento. Detalhando objetivos parte-se da abstração e atinge-se o "como fazer", aproximando-se da interface do sistema com o ambiente.

Possibilita obtenção de Requisitos

Quando parar o refinamento?