Get Started. It's Free
or sign up with your email address
FENÍCIOS by Mind Map: FENÍCIOS

1. Geografia

1.1. • Essa civilização foi fortemente marcada pelo determinismo geográfico, pois localizava-se em uma estreita faixa de terra com cerca de duzentos quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas.

1.2. • Tal posição extremamente favorável, estimulou os fenícios a desenvolverem a navegação e comércio, constituindo uma poderosa frota mercante que levava os seus produtos aos mais longínquos lugares.

1.3. • Essa inclinação para o comércio e a necessidade de possuir um meio de comunicação escrito capaz de facilitar o seu relacionamento com as outras civilizações, orientais e ocidentais, levaram os fenícios a inventar o alfabeto (sistema de sinais capazes de exprimir os sons elementares da língua).

1.3.1. O alfabeto fenício possui vinte e duas letras, escritas em linhas horizontais da direita para a esquerda, contudo, não existe nenhum vestígio notável da literatura fenícia.

2. cacacteristicas

2.1. • Entre os mais importantes povos primitivos ligados ao comércio encontram-se fenícios do Levante.

3. • Esse povo de origem semita teve uma longa e conturbada história, estabelecendo-se, já no segundo milênio antes de Cristo, na costa da Ásia menor entre a Palestina e a Síria, território que corresponde ao atual Líbano.

4. origem

4.1. .: O nome fenício deriva da palavra phornix (púrpura), visto que, uma das mais importantes manufaturas desenvolvidas por esse povo era a produção de um corante vermelho-escuro extraído de uma espécie de molusco (murex ou múrice) muito comum naquela região. Essa tintura foi largamente utilizada pelos antigos para tingir tecidos, e tornou-se símbolo de riqueza ou de alta dignidade social.