AMBIENTES PESSOAIS

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
AMBIENTES PESSOAIS by Mind Map: AMBIENTES PESSOAIS

1. De acordo com Castells (1999, p.108) a primeira característica do paradigma informacional é que a informação é a sua matéria-prima básica. “São tecnologias para agir sobre a informação, não apenas informação para agir sobre a tecnologia”. A segunda característica refere-se “à penetrabilidade das novas tecnologias informacionais em um número considerável de atividades humanas, moldando processos individuais e coletivos de toda a natureza.” (CASTELLS, 1999, p.108) A terceira característica diz respeito: À adoção da lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações que se utilizam das novas tecnologias da informação, de modo a penalizar com a perda de inúmeras oportunidades aqueles que estiverem desconectados da rede. (CASTELLS, 1999, p.108) A quarta característica do paradigma da tecnologia da informação é baseado na “flexibilidade, possibilitando a reversão, modificação e reorganização de inúmeros processos dentro da rede, fator essencial em uma sociedade em constante mudança e fluidez organizacional” (CASTELLS, 1999, p.108). E a quinta característica pontuada pelo autor “é a crescente convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado, no qual trajetórias tecnológicas antigas ficam literalmente impossíveis de se distinguir em separado.” (CASTELLS, 1999, p.109).

2. Anderson (2007) enumera alguns aspectos que para ele constituem um PLE. São eles: 1. funcionalidades de gestão de conteúdos, integrando interesses pessoais e profissionais (relativos às aprendizagens formais e informais); 2. um sistema de perfis para estabelecer conexões; 3. um espaço de trabalho simultaneamente colaborativo e individual; 4. um sistema de comunicações multi-formato; 5. todas estas funcionalidades ligadas através de uma série de feeds distribuídas e sindicadas.

3. O aprendizado assim será construído em ambientes não controlados pelo individuo e pelas organizações que serão desafiadas a gerir um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanças tecnológicas na sociedade que aprende conectada.