Pastel de Belém

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Pastel de Belém by Mind Map: Pastel de Belém

1. Os pastéis de nata ou pastéis de belém são uma das mais populares especialidades da doçaria portugueses.

2. Em 1837, numa tentativa de subsistência puseram á venda uns pastéis de nata . A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que contribuíram para difundir os pastéis de Belém.

3. O pasteleiro do convento decidiu vender a receita ao empresário português vindo do Brasil Domingos Rafael Alves, continuando até hoje na posse dos seus descendentes. Em 1837 foram inauguradas as instalações num anexo, então transformado em pastelaria, a "A antiga confeitaria de Belém". Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.

4. Polvilhada com canela, E um cafézinho a acompanhar, Mas que coisinha bela, Para o meu dia começar. Trecho do poema de Animalorim. "UM CAFÉ E UM PASTEL DE NATA".

5. A Oficina do Segredo na Fábrica dos Pastéis de Belém guarda a antiga receita secreta da confecção e preparação dos verdadeiros pastéis de nata - os Pastéis de Belém. Os mestres pasteleiros da Oficina do Segredo são os poucos detentores da receita, assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgar a receita.

6. Atualmente, na maioria dos cafés de Portugal é possível comprar pastéis de nata, de fabricação própria, mas apenas os originais podem ser denominados Pastéis de Belém.

7. Basicamente uma massa folhada com recheio cremoso que derrete na boca, foi considerada em 2011 a 7 maravilha da gastronomia de Protugal.