Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Métodos de Modelagem de Requisitos de Software Baseados em Objetivos by Mind Map: Métodos de Modelagem de
Requisitos de Software Baseados
em Objetivos
0.0 stars - reviews range from 0 to 5

Métodos de Modelagem de Requisitos de Software Baseados em Objetivos

Para guiar a modelagem de requisitos baseada no levantamento dos objetivos do sistema existem vários métodos e abordagens, como KAOS, CREWS, GBRAM e abordagem de Cockburn. Os Objetivos são a base desses métodos. Objetivos são propriedades desejadas do sistema e podem ser formulados em diferentes níveis de abstração. Objetivos podem ser levantadas através de entrevistas com os envolvidos com o sistema, análise de sistemas existentes, interpretação de documentos técnicos, etc. A partir dos objetivos do sistema é possível derivar (refinar) seus requisitos. Enquanto objetivos têm uma visão abstrata do negócio e da finalidade do sistema, os requisitos possuem características mais técnicas e concretas, relacionados com o uso e funcionamento do sistema. Os conceitos de Modelagem de Requisitos de Software Baseada em Objetivos podem ser vistos em http://www.mindmeister.com/59147652/modelagem-de-requisitos-de-sistemas-baseada-em-objetivos.

KAOS

Keep All Objectives Satisfied - Manter Todos os Objetivos Satisfeitos

Conceito

  Na abordagem KAOS, os objectivos podem ser estruturados e decompostos através de ligações E (AND) e OU (OR). As ligações de refinamento AND relacionam um objetivo com um  conjunto de sub-objetivos, isto significa que satisfazer todos os sub-objetivos no refinamento é a condição para satisfazer o objetivo-pai. As ligações de refinamento OR relacionam um objetivo com um conjunto alternativo de refinamentos, isto significa que satisfazer um dos refinamentos é a condição para satisfazer o objetivo-pai.   A análise de objetivo com KAOS, pode ser de cima para baixo (Top-Down) ou de baixo para cima (Bottom-Up), ou ainda as duas abordagens em conjunto, possibilitando alcançar um ponto onde alguns objetivos são modelados a partir dos objetivos mais detalhados para os gerais e outros a partir dos objetivos gerais para os mais detalhados.

Finalidade

- Ajustar as descrições de problemas, permitindo definir e manipular conceitos relevantes para a descrição do problema; - Aperfeiçoar o processo de análise de problemas, fornecendo uma abordagem sistemática para descobrir e estruturar os requisitos; - Clarificar as responsabilidades de todos os stakeholders envolvidos no projeto; - Permitir que os engenheiros de desenvolvimento comuniquem-se facilmente e eficientemente sobre os requisitos; - Evitar os requisitos irrelevantes e ambíguos; - Escolher diferentes alternativas; - Gerir conflitos.

Modelos

Para a eliação de requisitos o método KAOS utiliza modelos de: objetivos, responsabilidades, objetos e operações.

de Objetivos

de Responsabilidades

de Objetos

de Operação

Obstáculos

CREWS

Cooperative Requirement Engineering With Scenarios - Engenharia de Requisitos Cooperativa com Cenários

Conceito

Técnica baseada em cenários, que liga a visão do usuário e a visão funcional do sistema, e então assegurar que o sistema possui os requisitos dos usuários.  

Abordagens

Os trabalhos em CREWS foram motivados pela dificuldade de elaborar e integrar cenários, de forma que as vantagens do uso da técnica fossem claramente observadas e acordadas. Desta forma surgiram quatro abordagens focando cenários.

Haumer

Suftcliffe

Dubois

Rolland, Abordagem L'Escritoire, Método, Chunck de Requisito (RC), Relacionamentos entre RCs, Composição, Alternativa, Refinamento, Níveis de Abstração, Contextual, Funcional, Físico

Abordagem de Cockburn

COCKBURN, Alistair, Escrevendo Casos de Uso Eficazes, Um Guia Prático para Desenvolvedores de Software. São Paulo. Bookman. 2001. 259 p.  

Conceito

A teoria de Cockburn utiliza objetivos como o elemento chave para a modelagem de requisitos através dos casos de uso. A abordagem considera que objetivos podem resumir funções do sistema, em termos compreensíveis e verificáveis, de forma a serem organizados hierarquicamente e, em seguida, derivar os casos de uso.

Método

O foco principal da abordagem é a escrita de casos de uso efetivos, sendo apresentadas técnicas de como pensar, como redigir sentenças e em que seqüência trabalhar. Cockburn propõe um template para a especificação de casos de uso definindo seus objetivos, associações, níveis, entre outras informações. Os objetivos são organizados hierarquicamente definindo suas dependências e em seguida vão sendo refinados até a obtenção de casos de uso.

Casos de Uso, Modelo de caso de uso

Níveis de Objetivos, de Contexto, de Usuário, de Detalhe

GBRAM

Goal-Based Requirements Analysis Method - Método de Análise de Requisitos Baseado em Objetivos

Conceito

O método GBRAM é um método de análise de requisitos baseado em objetivos que lida com aspectos críticos para descobrir os objetivos do sistema computacional. O processo de identificar objetivos de alto nível é fundamental para a análise de requisitos. Este método pressupõe que os objetivos não foram previamente documentados ou explicitamente elicitados a partir dos stakeholders e os analistas devem trabalhar a partir de várias fontes de informações disponíveis para explorar os objetivos desejados.

Método

O Método GBRAM envolve duas fases: a fase de análise de objetivos e a fase de refinamento de objetivos, produzindo como saída o DRS (Documento de Requisitos do Software), que provê uma comunicação não ambígua entre stakeholders, além de suportar evolução e validação de requisitos.  

Análise

Refinamento, Identificação de Obstáculos, DRS

Heurísticas, de Identificação, de Classificação, de Refinamento, de Elaboração