Morfologia - Adjetivo

Mapa conceitual do estudo morfológico da classe de palavra Adjetivo.

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Morfologia - Adjetivo by Mind Map: Morfologia - Adjetivo

1. Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.

2. Adjetivo Pátrio Indica a nacionalidade ou o lugar de origem do ser.

3. Locução Adjetiva I Às vezes, uma preposição + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: Aves da noite (aves noturnas), paixão sem freio (paixão desenfreada).

3.1. Obs.: nem toda locução adjetiva possui um adjetivo correspondente, com o mesmo significado. Por exemplo: Vi as alunas da 5ª série. O muro de tijolos caiu.

4. Flexão dos Adjetivos O adjetivo varia em gênero, número e grau.

4.1. Biformes: têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. ativo e ativa, mau e má, judeu e judia.

4.2. Uniformes: têm uma só forma tanto para o masculino como para o feminino. homem feliz e mulher feliz.

4.3. Número dos Adjetivos: Os adjetivos simples flexionam-se no plural de acordo com as regras estabelecidas para a flexão numérica dos substantivos simples.

5. Adjetivo Composto Adjetivo composto é aquele formado por dois ou mais elementos. Normalmente, esses elementos são ligados por hífen.

6. Grau do Adjetivo Os adjetivos flexionam-se em grau para indicar a intensidade da qualidade do ser. São dois os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo.

6.1. Comparativo: Nesse grau, comparam-se a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais características atribuídas ao mesmo ser. O comparativo pode ser de igualdade, de superioridade ou de inferioridade. Observe os exemplos abaixo:

6.2. 1) Sou tão alto como você. Comparativo De Igualdade. No comparativo de igualdade, o segundo termo da comparação é introduzido pelas palavras como, quanto ou quão.

6.3. 2) Sou mais alto (do) que você. Comparativo De Superioridade Analítico. No comparativo de superioridade analítico, entre os dois substantivos comparados, um tem qualidade superior. A forma é analítica porque pedimos auxílio a "mais...do que" ou "mais...que".

6.4. 3) O Sol é maior (do) que a Terra. Comparativo De Superioridade Sintético Alguns adjetivos possuem, para o comparativo de superioridade, formas sintéticas, herdadas do latim.

7. Superlativo O superlativo expressa qualidades num grau muito elevado ou em grau máximo. O grau superlativo pode ser absoluto ou relativo e apresenta as seguintes modalidades: Superlativo Absoluto: ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada, sem relação com outros seres. Apresenta-se nas formas: Analítica: a intensificação se faz com o auxílio de palavras que dão ideia de intensidade (advérbios).