Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO by Mind Map: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
5.0 stars - 1 reviews range from 0 to 5

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Abordagem Humana

Preceitos da Abordagem Humanística

contextualiza, Abordagem Humanística da Administração: Teoria das Relações Humanas, apresenta, Apresentar a origem do surgimento das Teorias das Relações Humanas como resposta ao racionalismo de Taylor e de Fayol.

Experiência de Hawthorne e Efeitos do Trabalho Massificado

associa, Experiência de Hawthorne e as conclusões do estudo, descreve, Apresentar os objetivos, as fases e as conclusões da experiência de Hawthorne na busca de conhecer como os estímulos podem motivar os trabalhadores a aumentarem a produtividade.

Abordagem Comportamental

define, Abordagem Comportamental: a dinâmica da organização informal, detalha, Apresentar como surgiu a Abordagem Comportamental como resposta das conclusões “ingênuas” da Teoria das Relações Humanas. O aprofundamento do tema possibilitou estruturar questões como comunicação, motivação, liderança, grupo.

Poder nas Organizações

discute, Poder nas Organizações: o poder formal e o poder legitimado, conceitua, Ainda como resposta do esforço de compreender como é a relação interna dos grupos e destes com a organização, a identificação da organização informal e de como o poder legitimado influencia no comportamento dos trabalhadores e consequentemente na eficiência produtiva.

Abordagem Estruturalista, Burocrática, Crítica e Sistêmica

Abordagem Estruturalista

insere, Abordagem Estruturalista: níveis de centralização, departamentalização, tipos de estrutura organizacional e Administração Por Objetivos (APO), apresenta, Introduzir a Abordagem Estruturalista apresentando questões de centralização da estrutura, departamentalização, tipos de estrutura organizacional e finalizar apresentado o modelo de APO.

Teoria da Burocracia

discorre, Teoria da Burocracia: modelo racional-legal de Administração, estabelece, Apresentar as características que Weber definiu sobre a organização eficiente, a partir da estrutura hierárquica, trabalhador especialista e trabalho e relacionamento regidos por normas com força de lei, com ase no racionalismo pregado pela Teoria da Burocracia.

Teoria Crítica

critica, Teoria Crítica: radicalismo X combinação de modelos, defende, Apresentar o esforço da Teoria Crítica para combinar as ideias racionais e humanísticas, defendendo que as teorias anteriores usavam de radicalismo excessivo.

Abordagem Sistêmica

inova, Abordagem Sistêmica: Tecnologia, Teoria Matemática e Teoria de Sistemas, avança, Apresentar a Abordagem Sistêmica a partir da Cibernética (Tecnologia) e a Administração, a Teoria Matemática e a Teoria de Sistemas como propostas necessárias para lidar com a evolução tecnológica e a dinâmica da organização como sistema aberto.

Abordagem Introdutória à Teoria da Administração

Bases da Administração Moderna

tem o conteúdo, A Administração, seu papel e suas perspectivas. Contexto dos antecedentes Históricos da Administração em direção à Administração Moderna., apresenta, Apresentar a importância da Administração para a dinâmica econômica e de trabalho. Contextualizar o período anterior ao surgimento da Administração como ciência, sintetizando como era o trabalho produtivo da idade média até o início da era industrial

Administração Científica

descreve, Administração Clássica: Administração Científica e o trabalho no chão de fábrica, conceitua, Apresentar os estudos de Taylor sobre o trabalho no chão de fábrica em busca da eficiência produtiva e os princípios da Administração Cientifica.

Processos Administrativos

define, Administração Clássica: Processos Administrativos do Administrador, apresenta o processo, Apresentar a ideia da figura do Administrador inserido na organização como peça motriz na busca da eficiência organizacional, por meio dos processos administrativos de planejar, organizar, executar e controlar, introduzindo os estudos de Fayol.

Teoria Clássica

apresenta, Administração Clássica: Teoria Clássica da Administração e a organização da empresa, explica, Apresentar os estudos de Fayol sobre a organização da fábrica em departamentos, níveis hierárquicos e responsabilidades das áreas.

Abordagens Contemporâneas

Teoria Contingencial

considera, Teoria Contingencial: flexibilidade e agilidade organizacionais, pondera, Apresentar as ideias da Teoria Contingencial de que “tudo depende”, pois para se ter flexibilidade e agilidade a organização deve combinar as propostas anteriores conforme a situação enfrentada e as características da atividade e da própria organização.

Abordagem Contemporânea: Toyotismo

reinventa, Abordagem Contemporânea: Toyotismo e uma recriação das formas de produção, recria, Apresentar na Abordagem Contemporânea como o Toyotismo mudou a forma de se produzir, representando uma evolução do arranjo que Ford propiciou com grande sucesso. Fechar falando das ferramentas de gestão deste modelo.

Reengenharia

enxugando, A Reengenharia: um olhar para dentro da organização, revirando, Apresentar a Reengenharia como uma iniciativa de autoconhecimento organizacional, de forma que todos os processos dispensáveis devem ser eliminados para aumentar a eficiência.

Inovação Tecnológica e Competitividade

aprendendo, Inovação Tecnológica e Competitividade: a amplitude de atuação da organização, evoluindo, Apresentar como a evolução tecnológica, especialmente da informação, impacta na competitividade, passando pela queda de fronteiras organizacionais com a Internet e as Redes, indo em direção a Capital Intelectual, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Ética e Responsabilidade Social e outras que estiverem sendo praticado atualmente.