PLANO DE NEGÓCIOS - PROVA 1

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
PLANO DE NEGÓCIOS - PROVA 1 by Mind Map: PLANO DE NEGÓCIOS - PROVA 1

1. EMPREENDEDORISMO

1.1. É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

1.2. EMPREENDEDOR CORPORATIVO

1.2.1. São geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas administrativas. Trabalham de olho nos resultados para crescer no mundo corporativo. Assumem riscos e têm o desafio de lidar com a falta de autonomia, já que nunca terão o caminho 100% livre para agir. Isso faz com que desenvolvam estratégias avançadas de negociação. São há- beis comunicadores e vendedores de suas idéias.

1.3. EMPREENDEDOR SOCIAL

1.3.1. O empreendedor social tem como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas. Envolve-se em causas humanitárias com comprometimento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando oportunidades para aqueles que não têm acesso a elas.

1.4. EMPREENDEDOR EMPRESARIAL

1.4.1. É o empreendedorismo clássico, quando alguém abre uma empresa ou um negócio. Dentro dele, existem dois tipos: o empreendedorismo por necessidade e o empreendedorismo por oportunidade. Quem empreende por necessidade geralmente o faz por motivos de sobrevivência, sem pensar em negócios de impacto ou em inovação. “Este perfil pode não estar necessariamente associado às características geralmente esperadas de um empreendedor”, diz Ana Ligia Finamor. “O empreendedorismo por oportunidade é o ideal: quem decide abrir um negócio inovador está sempre pensando lá na frente”, afirma Ana Ligia. O que não quer dizer, também, que um negócio aberto por necessidade não possa se tornar de oportunidade, desde que o empreendedor tenha mente aberta e se qualifique para isso.

1.5. CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO

1.5.1. A criatividade e a inovação são dois conceitos que andam de mãos juntas. A criatividade é essencial para pessoas que querem inovar, inventar, criar coisas novas. É importante referir que a criatividade não necessariamente significar criar alguma coisa do zero, muitas vezes significa inovar, ou seja, melhorar alguma coisa já existente.

1.6. MODELO DE NEGÓCIO X PLANO DE NEGÓCIO

1.6.1. Dinâmico x Estático

1.6.2. Entedimento do negócio x Implementação do negócio

1.6.3. Hipóteses a serem avaliadas X Informações mais precisas

1.6.4. Voltado à inovação X voltado a negócios convencionais

1.6.5. Descrição superficial X Descrição detalhada

1.6.6. Análise restrita à empresa X Análise abrangente à empresa e ao mercado

1.6.7. Visual X Textual

1.7. MAPA MENTAL

1.7.1. Mapa Mental é uma ferramenta que permite a memorização, organização e representação da informação com o propósito de facilitar os processos de aprendizagem, administração e planejamento organizacional, assim como, a tomada de decisão.

1.7.2. O que o Mapa Mental diferencia de outras técnicas de ordenamento de informação é que nos permite representar nossas idéias utilizando de maneira harmônica as funções cognitivas dos hemisférios cerebrais.

1.7.3. A técnica dos Mapas Mentais foi desenvolvida pelo britânico Tony Buzan com o objeto de fortalecer as conexões sinápticas que têm lugar entre os neurônios do córtex cerebral e que fazem praticamente todas as atividades intelectuais do ser humano.

1.7.4. Ao utilizar o Mapa Mental se produz um enlaçamento eletro-químico entre os hemisférios cerebrais, de tal forma que todas nossas capacidades cognitivas se concentram sobre um mesmo objeto e trabalham harmonicamente com um mesmo propósito.

2. LIDERANÇA

2.1. CICLO PDCA

2.1.1. É uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio. Ato de planejar, fazer, checar e agir.

2.2. COMO EXERCER A LIDERANÇA

2.2.1. A liderança deve ser exercida com o foco em resultados e no cliente, com competência, caráter, com a capacidade de se relacionar bem com clientes e fornecedores, ter uma boa comunicação e ágil e ser capaz de implementar mudanças.

2.3. GESTOR

2.3.1. Alguém que vai além e modifica pontos que podem ser prejudiciais, que fomenta as qualidades, traz diferenciais para o funcionamento dos negócios. Nesse caso podemos dizer que o gestor é alguém bem mais voltado para uma melhor experiência de trabalho. Ele trabalha para obter produtividade, mas também está interessado em outras questões mais detalhadas do que é ser produtivo e como chegar até isso. O bom gestor é uma figura mais humana dentro do dia a dia automatizado da empresa.

2.4. LÍDER

2.4.1. É aquele que vem com novas ideias e movimentos para com o resto da organização em uma fase com visão de futuro. O líder tem como características a auto liderança, a coragem, foco, visão, entre outras.

2.4.2. Autocrata

2.4.2.1. O líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder, ele é dominador, emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados, é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

2.4.3. Democrata

2.4.3.1. Na liderança democrática, o líder interage bem com a equipe e com os indivíduos, encoraja a participação das pessoas e preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo.

2.4.4. Liberal

2.4.4.1. Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.

2.5. INSTRUMENTOS BÁSICOS

2.5.1. MOTIVAÇÃO

2.5.1.1. Uma dessas estratégias de motivação é colocar funcionários de vários níveis hierárquicos trabalhando num mesmo ambiente Integrar membros da diretoria com os funcionários da empresa os faz ter a sensação de que têm importância para a cadeia como um todo, não sendo apenas uma peça da engrenagem. É motivador perceber que todos são iguais, independente do cargo que ocupam ou do salário que recebem, todos ali são fundamentais para o funcionamento adequado da empresa.

2.5.2. DELEGAÇÃO

2.5.2.1. É o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia.

2.5.3. COMUNICAÇÃO

2.5.3.1. É um aspecto que precisa ser colocado em prática em toda a organização para otimizar a eficiência do trabalho corporativo. O termo se refere tanto a comunicação que é realizada dentro da empresa, quanto externamente, entre público, parceiros e diferentes instituições.

3. REVISANDO CONCEITOS

3.1. ORGANIZAÇÃO

3.1.1. FORMAL

3.1.1.1. É conduzido pelas práticas estabelecidas pela empresa e por uma política empresarial traçada para atingir objetivos da empresa.

3.1.2. INFORMAL

3.1.2.1. Caracteriza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. estão relacionadas com o senso dos valores, os estilos de vida e com as aquisições da vida social que a pessoa se esforça por preservar e pela defesa das quais está disposta a lutar e resistir.

3.1.3. Planejamento

3.1.3.1. É decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

3.1.4. Controle

3.1.4.1. Analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

3.1.5. Direção

3.1.5.1. É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

3.2. ELEMENTOS DA EMPRESA

3.2.1. CAPITAL

3.2.1.1. o dinheiro envolvido na operação, como estoque, fluxo de caixa e investimentos

3.2.2. ESTABELECIMENTO

3.2.2.1. Local da empresa

3.2.3. TRABALHO

3.2.3.1. Força de trabalho

3.2.4. OBJETIVO

3.2.4.1. Gerar lucratividade

3.3. SEGMENTAÇÃO

3.3.1. A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.

3.3.2. BASES

3.3.2.1. Geográfica;

3.3.2.2. Psicográfica

3.3.2.3. Demográfica

3.3.2.4. Comportamental

3.4. MERCADO ALVO

3.4.1. Um objetivo de mercado é o grupo do cliente para que captura, o saque e esforços de marketing são direcionadas.Para localizar o potencial clientes conhecer aspectos como idade, sexo, estado civil e renda, entre outros.Esta é a segmentação do mercado.

3.5. POSICIONAMENTO DE MERCADO

3.5.1. Posicionamento de Mercado é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores. Ocupar os melhores Posicionamentos de Mercado é uma das tarefas fundamentais em qualquer esforço de marketing.

3.6. PERFIL DO CLIENTE

3.6.1. COnsumista

3.6.2. Exibicionista

3.6.3. Utilitarista

3.6.4. Moderado

3.6.5. Racional

3.7. ESTILO DE VIDA

3.7.1. Integrado

3.7.2. Independente

3.7.3. Conservador

3.7.4. Contestador

3.7.5. Moderno