Lançamento Semente

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Lançamento Semente by Mind Map: Lançamento Semente

1. PPL (Pré Pré-Lançamento)

1.1. O PPL muitas vezes é opcional. Mas quando ele não for opcional, ele é FUNDAMENTAL.

1.2. Por definição, o PPL é um processo rápido e eficiente para entender o Mercado e o Avatar (que colocando de uma maneira mais rasa, poderia ser semelhante ao conceito de Público Alvo).

1.3. Quem é esse Avatar? Quais são suas necessidades/medos? De que maneiras você pode resolver esse medo?

1.4. Lançamentos de sucesso costumam ser menos generalistas e mais focados em resolver questões especificas de uma vez por todas. É preciso entender qual é este problema ou inquietação que queremos resolver do nosso Avatar.

2. Definição

2.1. Lançamento Semente é uma maneira segura e barata de lançar e testar um produto no Mercado. Ele é um processo rápido, com data para iniciar e terminar. Conta com uma preparação estratégica, para na sequência oferecer um produto ou serviço com alta taxa de conversão de venda.

2.2. Por que funciona?

2.2.1. Abordagens tradicionais, como o Branding, partem de estratégias que te expõe a um produto de maneira contemplativa, prometem benefícios e despertam curiosidade, fazendo o usuário comprar o produto. Na sequência, ao utilizar o produto, o usuário decide se o produto fez jus à propaganda, ou se era uma propaganda enganosa. Então toda estratégia de Marketing Tradicional, é uma indagação, uma curiosidade, que precisa ser respondida/atendida, quando o consumidor toma a decisão de comprar. E como nós sabemos, nem sempre ficamos satisfeitos. Afinal, somos todos individuos e cada nem tudo vai agradar a todos.

2.2.2. O Marketing de Conteúdo entende isso e não tenta ser algo que agrada a todos e não faz promessas em relação a isso. Ele constrói e vende produtos de alta qualidade para quem quer e precisa dele. E isso acontece, por que ao fazer o Marketing do produto, o cliente em potencial já vai estar provando diretamente do produto e, uma vez que ele perceba que aquele conteúdo é pertinente para ele, ele dá o próximo passo, para adquirir um conteúdo mais profundo.

2.3. O lançamento semente tem as seguintes características:

2.3.1. Oportunidade de criar um produto que de fato as pessoas querem e estão dispostas a comprar.

2.3.2. Risco zero. Você só precisa produzir e entregar o produto se as pessoas de fato comprarem. Seu trabalho produto é pre-financiado pelos interessados, antes mesmo de você colocar a mão na massa.

2.3.3. Criação de Lista e Autoridade no assunto. Que no universo de lançamentos online e na prática de Marketing de Conteúdo, vale mais do que dinheiro.

2.3.4. Feedback enorme. Não há nada melhor do que ter retorno de quem de fato usou o produto. E o próprio formato do produto encoraja bastante o feedback constante e honesto.

2.3.5. A respeito de faturamento, ainda que possa variar por diversos fatores, é comum colher uma receita semente entre 5 a 25 mil reais (Existem cases de mais de 200 mil, no entanto).

2.3.6. Preparação para escalar o produto para um Lançamento Interno (se orquestrado da maneira adequada, é perfeitamente possível alcançar faturamentos de 6 digitos), que seria o próximo passo.

2.4. E se tudo der "errado"?

2.4.1. É preciso abraçar o conceito de que dificilmente um Lançamento pode dar errado. Por que não há efeitos colaterais negativos. O máximo que pode acontecer, ao final de um lançamento, é que não iremos atingir as 6 características citadas anteriormente.

2.4.2. E mesmo que um lançamento não atinja todos os resultados esperados, tem dois deles que sempre vão acontecer por que são inerentes ao exercício de lançar um produto:

2.4.2.1. Criação de Lista e Autoridade

2.4.2.2. Feedback enorme

2.4.2.3. E estes são as duas características principais de um Lançamento ou Sequência de Lançamentos. Que invariavelmente vão te deixar mais perto de um Lançamento de sucesso.

3. PL (Pré-Lançamento)

3.1. O Pré-Lançamento é o Marketing de Conteúdo na sua excelência. É aqui que teremos oportunidade de não só aguçar a curiosidade do cliente, mas coloca-lo direto em contato com parte de um conteúdo transformador.

3.2. Existe uma série de gatilhos mentais que vão ajudar o cliente a se conectar profundamente com o material de PL, e ali ele vai conseguir decidir se aquele conteúdo é do interesse dele, ou não. Àqueles que se interessarem, passam por um processo de eliminação de objeções e são apresentados à venda do produto.

3.3. Normalmente o PL é uma série de 3-4 conteúdos expressivos, que vão dar o gostinho do produto, ao cliente em potencial.