Roteiro do Planejamento

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Roteiro do Planejamento by Mind Map: Roteiro do Planejamento

1. Objetivos de Comunicação

1.1. Importante incluir no planejamento quais objetivos de venda, de distribuição e de comunicação pretende atingir, todos interligados aos objetivos gerais da organização.

1.1.1. Target

1.1.1.1. Stakeholders

1.1.1.1.1. Primários - público que influencia diretamente os negócios da empresa: acionistas, sócios, colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em geral.

1.1.1.1.2. Secundários - público que influencia indiretamente a organização, porém não são afetados por suas atividades nem estão engajados nas transações da empresa: imprensa, grupos de pressão (associações de classe, ONGs, etc.), pois podem afetar a imagem da empresa, mobilizando a opinião pública contra ou a favor da empresa.

1.1.2. Tema

1.1.2.1. • Como integrar a comunicação dos diversos stakeholders da empresa? • Poderá ter periodicidade de acordo com a flexibilidade e os interesses da empresa. • TEMA é diferente de CONCEITO de CRIAÇÃO (definido pelos criativos da ag. e refletido a partir do tema) • Definido o TEMA, passo seguinte é a definição do posicionamento.

2. Diagnóstico (Análise SWOT)

2.1. Forças

2.1.1. um aspecto interno que pode melhorar a situação da organização, algo que esta executa bem.

2.2. Fraquezas

2.2.1. um aspecto interno em que a organização é potencialmente vulnerável, algo que esta não faz bem.

2.3. Oportunidades

2.3.1. uma condição ambiental que pode melhorar o desempenho da organização e facilitar o cumprimento da sua missão.

2.4. Ameaças

2.4.1. uma condição ambiental que pode desestabilizar a situação da organização .

3. Objetivo de Marketing

3.1. Neste momento estamos falando dos objetivos mercadológicos, não de comunicação. Os objetivos de mercado são fixados pelo cliente (depto de marketing), mas você pode colaborar no assunto.

4. Estratégias de Comunicação

4.1. Propaganda

4.2. Promoção de Vendas

4.3. Merchandising

4.4. Relações Públicas

4.5. Assessoria de Imprensa

4.6. Venda Pessoal

4.7. Marketing Direto

4.8. Comunicação Digital

5. Tipos de Campanha

5.1. De propaganda

5.1.1. Campanha de publicidade; Característica principal divulgação de um produto, informando seus benefícios e atributos; Estática sem interação com consumidor. Leva o consumidor ao produto

5.2. Guarda-chuva

5.2.1. Reúne características da campanha institucional e da campanha de propaganda. Conceitua a empresa; Fixar a marca; Informar uma linha de produtos. Objetivo de reconhecer a empresa e seus produtos.

5.3. De promoção

5.3.1. Interatividade com o consumidor; Dinamismo; Venda Imediata; Contato mais direto com o consumidor; Divulga o produto; Torna a marca conhecida; Promove a ação de compra; Traz o produto ao consumidor; Oferece algo em troca. (Recorte o cupom, envie para caixa postal)

5.4. De promoção de vendas

5.4.1. Redução de preços; Liquidação Dúzia de 13 (Leve 12 pague 13) Casar produtos

6. Estratégia de Campanha

6.1. Ideia Criativa

6.2. Layout e Textos

6.3. Mídia

6.4. Cronograma de Mídia

6.5. Cronograma de Veiculação

6.6. Orçamento

6.7. Resumo de Investimentos

7. Acompanhamento da Execução

7.1. Única forma de verificar se as sugestões do planejador estão sendo traduzidas corretamente pelos departamentos da agência.

7.1.1. • Verificar se a execução está se dando de acordo com o plano (se não há erros de interpretação); realmente corresponde à • Garantir o cumprimento dos prazos; • Confirmar se o que foi planejado necessidade do cliente; • Controlar a evolução dos cenários mercadológicos onde se inserem as ações e revisá-las quando necessário; • Verificar se as respostas do mercado às ações propostas estão dentro do padrão esperado; • Efetuar ajustes gerais para melhorar a harmonia e a eficiência do conjunto.

8. Avaliar resultado da campanha

8.1. Na concepção da campanha

8.1.1. Este processo permite colher a evidência representativa dos resultados de impacto, atratividade, permanência, objetividade e credibilidade da idéia criativa. Objetivo é recomendar ou desrecomendar a produção, ou, ainda, indicar os melhoramentos possíveis.

8.2. No desenvolvimento da execução do plano

8.2.1. É necessário acompanhar o passo-a-passo do desenvolvimento do plano, ficando atento a todas as variáveis que podem influenciar o resultado final.

8.3. Ao final das ações previstas

8.3.1. É necessário medir as mudanças que o esforço integrado de mkt mix foi capaz de promover nas atitudes e no comportamento do consumidor.

9. Revisão do Mercado

9.1. Análise Situacional / Ambiental

9.1.1. Ambiente Político-Legal

9.1.1.1. É composto por leis, regras e regulamentações que limitam e influenciam as organizações e a sociedade, principalmente na área da comunicação.

9.1.2. Ambiente Econômico

9.1.2.1. A análise deste ambiente no comunicação mercadológica, identificará ponto vale a planejamento da até que de comportamento pena investir em relação na mudança ao uso da renda discricionária (valor que sobra) do consumidor, que poderá se revelar como oportunidade de mercado.

9.1.3. Ambiente Sociocultural

9.1.3.1. É constituído por pessoas de uma sociedade, suas culturas, seus valores, suas crenças e seus comportamentos. Podem identificar tendências a serem aproveitadas nas estratégias. O estudo desse perfil é denominado demografia.

9.1.4. Ambiente Tecnológico

9.1.4.1. É constituído por pesquisas, pelo desenvolvimento científico e pelas inovações que resultam em produtos e serviços. É preciso conhecer quais tecnologias estão sendo utilizadas na comunicação.

9.1.5. Ambiente Competitivo

9.1.5.1. Busca uma vantagem competitiva, em comunicação, entre os concorrentes.

9.2. Análise de Mercado

9.2.1. É preciso ter em mãos: • Os principais mercados nos quais deverá atuar, qual ordem de importância deles; • O tamanho do mercado total, potencial e real; • Share of market (fatia de mercado) • Sazonalidade: em que época do ano as vendas são maiores. • Evolução desse mercado (como se desenvolveu nos últimos anos, quais perspectivas futuras) • Evolução do produto

9.3. Análise da Concorrência

9.3.1. Recomenda-se, nesse momento, a realização de um quadro comparativo para melhor detectar os pontos fortes e fracos dos concorrentes em face ao produto estudado.

9.4. Análise da Demanda

9.4.1. • Compreende um estudo das características dos consumidores. É fundamental saber quem é o PA e o consumidor, o que ele compra, quem inicia a compra, quem influencia, quem decide, quem compra e quem usa. • Onde se encontra o consumidor • Como, quando e com que frequência compra • Que necessidades estão sendo satisfeitas ou não • Que imagem o consumidor tem do produto/ empresa • Estágio da demanda: introdutório, crescente, maduro ou declinante.