Rede de Festivais Screendance/ Videodança, um mapeamento internacional recente.

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rede de Festivais Screendance/ Videodança, um mapeamento internacional recente. by Mind Map: Rede de Festivais Screendance/ Videodança, um mapeamento internacional recente.

1. AMÉRICA DO SUL

1.1. Brasil

1.1.1. Dança em foco

1.1.1.1. http://www.dancaemfoco.com.br/

1.1.1.1.1. É um projeto de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança. Criado em 2003 no Rio de Janeiro, é o primeiro evento brasileiro dedicado a interface vídeodança.

1.1.2. MIVSC

1.1.2.1. http://saocarlosvideodanc.wixsite.com/9mivsc

1.1.2.1.1. Mostra Internacional de São Carlos. Recebe as seguintes categorias: Videodança, Filme de dança,Documentários e Videoclipe

1.1.3. MIVA

1.1.3.1. https://www.prod.facebook.com/mostradevideodanca/

1.1.3.1.1. Uma mostra não competitiva com programação didática que une tecnologia e arte para o estudo, além de proporcionar debates e pesquisas da videodança e seu processo de desenvolvimento em todo o mundo.

1.1.4. D`olhar

1.1.4.1. http://www.dolhar.com.br

1.1.4.1.1. D´Olhar, um Festival Itinerante de Dança e Vídeo, em sua expressão no tempo atual busca incentivar novos realizadores e pesquisadores no campo da videodança. Destaca-se a Mostra Competitiva, integrada por vídeos que concorrem a premiações em dinheiro, selecionadas através de curadoria. Em parceria com os festivais Dança em Foco, Agite y Sirva e InShadow, trará exibição de vídeos nacionais e internacionais especialmente selecionados sobre o universo videodança. A Mostra Itinerante “Sábado para olhar” completa a programação do Festival promovendo a circulação dos vídeos selecionados da mostra competitiva nos parques em Goiânia, priorizando a formação de público, que irá respirar dança em uma das capitais brasileiras com a maior área verde por habitante do país. D´Olhar visa à ampliação do fomento a esta iniciativa pioneira no Estado de Goiás bem como buscará expandir o projeto para outras regiões do Brasil e fomentar o diálogo, pesquisa e divulgação pelo país afora.

1.2. Bolívia

1.2.1. Cuerpo Digital

1.2.1.1. http://videodanzabolivia.blogspot.com.br/

1.2.1.1.1. Convocatória para filmes de dança nacionais e internacionais e documentários a filmes curtos relacionados com vídeos de dança contemporânea.

1.3. Chile

1.3.1. Danzalborde

1.3.1.1. Danzalborde é uma vitrine para a criação contemporânea, um espaço para tornar visível a diversidade de propostas cénicas , novas linguagens e uso do espaço urbano em um contexto que promove o intercâmbio de experiências, a rede de pesquisa, discussão e colaboração em torno das artes do espectáculo e o seu potencial, em ligação directa com o público e para a comunidade. Recebe trabalhos de Câmara Obras, intervenção urbana e vídeo dança.

1.3.1.1.1. Foto © Danzalborde 1016 por Nelson Campos / Ejercicio 3_Pseudónimo Arte Contemporáneo

1.3.1.2. http://danzalborde.cl/

1.3.2. FIVC

1.3.2.1. http://videodanza.cl/

1.3.2.1.1. FIVC é um evento não competitivo, que espera incentivar a criação de dança de vídeo através da divulgação de artistas e obras de todo o mundo e suas atividades paralelas.

1.3.3. Bestias Danzantes

1.3.3.1. http://www.bestiasdanzantes.com/

1.3.3.1.1. Um Festival de Cinema de Dança, que busca abrir espaços para diversos, vibrantes e requintados filmes de dança, sob a forma de curta duração (1 a 15 minutos).

1.4. Paraguai

1.4.1. Ekue´s

1.4.1.1. http://ekue.blogspot.com.br/

1.4.1.1.1. Videodança Body and Technology. plataforma de radiodifusão e produção de expressões artísticas em todo o território do filme de dança, e a relação do corpo e da tecnologia no sentido amplo.

1.5. Uruguai

1.5.1. FIVU

1.5.1.1. http://www.fivu.org/

1.5.1.1.1. FIVU aceita vídeos de qualquer comprimento e apenas em duas categorias Videodanza nacionais e Videodanza International. Eles não serão aceitos documentários, vídeo ou registros de trabalho. O FIVU não concede prêmios, além da seleção anual que fará parte do festival.

1.6. Argentina

1.6.1. Video Danza BA

1.6.1.1. http://www.videodanzaba.com.ar/#home

1.6.1.1.1. Desde 1995 , nasceu o Festival Internacional de Videodança de Buenos Aires , apresenta-se como uma plataforma para a difusão, formação, reflexão e desenvolvimento de redes de expressão artística em torno do eixo do corpo-tecnologia amplamente. Realiza convocatória, recebe as categorias: videodança e documentários sobre dança

1.7. Colômbia

1.7.1. Videomovimiento

1.7.1.1. http://videomovimiento.com/

1.7.1.1.1. Festival Internacional de videodança que realiza convocatória.

1.8. Equador

1.8.1. Videodanza

1.8.1.1. http://videodanzaecuador.blogspot.com.br/

1.8.1.1.1. Convocatória para vídeo dança nacionais e internacionais, documentários a filmes curtos relacionados com vídeos de dança contemporânea.

2. EUROPA

2.1. Holanda

2.1.1. Cine Danz Dance on Screen

2.1.1.1. http://cinedans.nl/

2.1.1.1.1. Festival screendance que recebe as seguintes categorias: - Dance Competition Short Film (<30min) - Concorrência Student (<30min) - Concorrência Outdoor (documentais, registros, propostas de instalação e outros)

2.1.1.1.2. Cinedans é um festival anual que acontece em todo mês de dezembro em Amsterdã. Recebe trabalhos para a mostra competitiva nas seguintes categorias: curta- metragem na intersecção vídeo e dança em até trinta minutos e realiza também uma competição de filmes estudantis que contenha um minuto.

2.2. Rússia

2.2.1. Petersburg International Dance Film Festival KINODANCE

2.2.1.1. http://www.kinodance.com/russia/

2.2.1.1.1. Festival screendance que recebe filmes de dança poética, balé-metragens, documentários de dança, clips da MTV, animação dança, filmes de arte de performance, filmes de artes marciais, musicais.

2.2.2. 60seconds dance

2.2.2.1. http://www.60secondsdance.com/

2.2.2.1.1. É uma competição internacional de filmes de dança on-line que recebe obras de 1 minuto de duração. Cada país terá um vencedor, vice-campeão e prêmio do público. Isto significa que um filme inscrito tem a oportunidade de ganhar em todos os quatro países. Vencedor: € 1500  Runner up: € 500 Prêmio do Público: Voucher para taxa de entrada para Loikka Dança Film Festival 2017 + 2 passes para festivais. Convocatória 2016 encerrou o prazo em 20 de janeiro.

2.3. Áustria

2.3.1. Dancescreen

2.3.1.1. http://www.dancescreen.com/

2.3.1.1.1. Lançado pela primeira vez em 1988, dancescreen é agora um dos líderes internacionais de filmes de dança festivais, concursos e conferências do mundo. O festival oferece a competição dancescreen juntamente com um programa eclético de exibições de filmes, painéis e sessões de pitching e facilita a criação de redes entre diretores, coreógrafos e potenciais compradores, incluindo as empresas de radiodifusão, curadores do festival e mídia ou instituições de arte de todo o mundo. Recebe as categorias : Animação, coreografia de tela (até 5 minutos, até 15 minutos e mais 15 minutos)

2.4. Inglaterra

2.4.1. Frame The London Film Festival Dança

2.4.1.1. https://framefilmfestival.com/

2.4.1.1.1. Uma plataforma bi-anual para filmes de dança internacionais com prêmios escolhidos por um júri especialmente selecionado de profissionais em todo os campos do cinema, TV, dança e vídeo.Mostra Competitiva nas seguintes categorias: Convocatória 2016: A. Performance ao vivo e câmera de re-trabalho Multi-câmera - captura de um espetáculo de dança ao vivo e adaptação de uma coreografia existente para transmissão ou lançamento nos cinemas. B. Animação - Coreografia e direção de sequências animadas e conteúdo. C. Coreografia na tela - trabalho coreográfico criado especificamente para a tela, incluindo filmes experimentais, vídeos de música e ficção narrativa C1) até 5 minutosC2) até 15 minutosC3) ao longo de 15 minutos, D. Documentário - material de assunto predominantemente deve apresentar um artista, um coreógrafo, uma companhia de dança, o processo coreográfico, história da dança ou outros assuntos relacionados dança.

2.5. Escócia

2.5.1. Scotland's

2.5.1.1. http://www.dancefilm.co.uk/

2.5.1.1.1. Festival de cinema de dança comemorando dança e cinema em todas as suas formas na bela cidade de Edimburgo. O festival decorreu entre 2007-2013. Em maio de 2014, o festival deixou de ser contínuo e o site não foi mais atualizado.

2.5.2. Screendance Scotland

2.5.2.1. https://filmfreeway.com/festival/PerthScreendance

2.5.2.1.1. Um novo programa de eventos e competição na Escócia no Reino Unido, dedicado a celebrar a arte ea criatividade da dança imaginativa na tela.

2.6. ALEMANHA/Berlim

2.6.1. POOL

2.6.1.1. http://www.pool-festival.de/

2.6.1.1.1. POOL é um festival de filmes de dança e oferece espaço para o intercâmbio de experiências, desenvolvimento, formação e perspectivas de produção. Ponto de encontro para pessoas criativas envolvidas nas áreas de dança, cinema, moda e propaganda. As convocatórias são abertas a todos os dançarinos, coreógrafos, cineastas e artistas com curtas-metragens de dança.Os Filmes não devem ser superior a 30 minutos e não ser uma pura filmagem de uma performance. Nem o orçamento do filme nem a carreira dos artistas envolvidos são cruciais

2.7. Espanha

2.7.1. FIVER

2.7.1.1. http://www.festivalfiver.com/

2.7.1.1.1. Fiver Movimento Internacional Screendance é uma plataforma participativa que ajuda a produzir e promover a dança audiovisual.Recebe videos de ficção - Curta CineDanza. (Max. 20 min). - Obras de videodança Animação Experimental e curtas-metragens com circundante sujeitos a movimento e coreografia. (Max 20 min). não-ficção - V.O.S.E. Documentário (Não há tempo limite).

2.7.2. FIVA

2.7.2.1. http://www.fivalmagro.com/elFestival.html

2.7.2.1.1. Festival Iberoamericano de Videodanza de Almagro, em sua primeira edição, Recebe obras de videodança como expressão artística. Obras audiovisuais feito em qualquer suporte.Coreografia original ou retrabalhado para gravação de vídeo, documentário / curta-metragens sobre a dança.

2.7.3. MITS

2.7.3.1. http://mits.es/

2.7.3.1.1. Festival de vídeo dança que realiza convocatória. Recebem apenas peças de vídeo dança. 1 Prêmio de 200 euros , 2 premio 100 euros em dinheiro que será decidido pelo público no mesmo dia do exame.

2.7.4. Choreoscope

2.7.4.1. http://www.choreoscope.com/

2.7.4.1.1. Choreoscope Festival Internacional dance film de Barcelona. Um evento dedicado não só para os amantes da dança, mas também para a sétima arte.Tem como objetivo promover a ligação com a arte em geral e do cinema e da dança em particular.

2.8. Finlândia

2.8.1. Loikka

2.8.1.1. http://www.loikka.fi/

2.8.1.1.1. Loikka é único festival de cinema da Finlândia especializada em filme de dança . O festival é para todos, um profissional ou iniciante, para dançar para a tela.

2.9. França

2.9.1. Vidéo Danse de Bourgogne

2.9.1.1. https://videodansebourgogne.com/

2.9.1.1.1. Plataforma anual de dança tela na Borgonha, França, que explora a intersecção de tomada de imagem, movimento e coreografia. Os principais eventos do festival são apresentados a cada primavera na Borgonha, enquanto seus programas rodam em turnê nacional e internacional ao longo do ano (Lyon, Paris, Itália, Pequim, Hong Kong, Istambul, Belgrado, Hanoi, México, Estados Unidos, e mais)

2.10. Portugal

2.10.1. InShadow

2.10.1.1. http://www.voarte.com/pt/festvoarte/inshadow/

2.10.1.1.1. InShadow é um Festival que promove o encontro das linguagens do vídeo/cinema e da dança/performance, através de narrativas que refletem, investigam e apresentam soluções para um pensamento cine-coreográfico, no qual se exploram relações técnicas e estéticas com tendência experimental e aplicação de tecnologias.

2.11. Irlanda

2.11.1. Light Moves

2.11.1.1. http://www.lightmoves.ie/

2.11.1.1.1. O festival é uma resposta ao campo vibrante e em expansão de filme de dança / screendance na Irlanda e internacionalmente. O evento apresenta exibições metragens, curtas-metragens, obras convidados e apresentações abertas, bem como um laboratório screendance e simpósio com algumas das figuras mais respeitadas no campo.

2.12. Atenas

2.12.1. Athens

2.12.1.1. http://www.athensvideodanceproject.gr/

2.12.1.1.1. AVDP recebe obras de videodança curtos de qualquer técnica de gênero e filmagens, médias e longas-metragens de filmes de dança e documentários de dança. Além disso, qualquer tipo de instalação ou foto-projeção, que desenvolvem um diálogo entre movimento, corpo, espaço, tempo e novos meios de comunicação e de qualquer apresentação de dança multidisciplinar, cujo principal objectivo é a aplicação de tecnologias interativas e vídeo-design em ideias que se deslocam .

2.13. Romênia

2.13.1. Bucharest

2.13.1.1. http://www.bidff.ro/

2.13.1.1.1. Em sua segunda edição, Bucharest International Dance Film Festival trata se de um concurso aberto para as seguintes categorias:  ficção curta de dança filmes, documentários , animações e instalações com um prêmio de € 3.000.  No entanto,BIDFF vai mostrar filmes de dança de comprimento longo, tanto ficção e documentário .  Em 2016 o tema do festival é o corpo digital e congratula-se filmes e instalações que desafiam a dualidade da essência e expressão na nova era da comunicação digital e insegurança constante.

3. ÁSIA

3.1. Japão

3.1.1. Dance and Media Japan

3.1.1.1. http://www.dance-media.com/

3.1.1.1.1. Direção Naoto Iina

3.1.1.1.2. Festival anual screendance que recebe filmes de dança, propondo a colaboração para a dança e artes cênicas com outros meios de comunicação por redes de cultura e comunicação, para trazer artes para a próxima geração. Entendem por "media" como um meio de comunicação essencial para as pessoas. Acreditam que o propósito na criação não é apenas para a conclusão de uma obra, mas também melhoria da nossa sensibilidade e consciência das humanidades.

3.2. Hong Kong

3.2.1. Jumping Frames

3.2.1.1. http://jumpingframes.com/hk/

3.2.1.1.1. Jumping Frames Internacional de Dança Vídeo Festival, nasceu no ano de 2004, organizado pela City Contemporary Dance Company, tornou-se o maior e um evento de alto nível na Ásia, oferece workshops, festivais de cinema e seminários que promovem a cooperação entre o diretor e dançarino. Com sede em Hong Kong, desde 2009 montou a turnê que roda ao redor do mundo, tornou-se uma exposição de vídeo de dança de grande escala.

4. OCEANIA

4.1. Austrália

4.1.1. REELDANCE Inc.

4.1.1.1. Fundada 1999, encerrou suas atividades em 31 agosto de 2012, Sydney, Austrália. A grande conquista da ReelDance é a Coleção Imagem em Movimento, composto por obras de dança sob tela australiana e expandida pela Universidade de New South Wales, Sydney, e muitas das obras estarão acessíveis online. http://www.reeldance.org.au/ Página indisponível.

5. Sites especializados em Screendance/videodança

5.1. VIDEODANÇA+

5.1.1. http://videodancapesquisa.blogspot.com.br/

5.1.1.1. VIDEODANÇA+ é um web espaço aglutinador de mídias que investiga as diversas relações entre dança e imagem em movimento. A pesquisa faz um mapeamento de experiências transitando entre o cinema, dança e vídeo até o estudo da dança inserida no universo das novas tecnologias e da internet.

5.2. Dança Film Essencial

5.2.1. https://www.youtube.com/show/essentialdancefilm/about

5.2.1.1. Dança Film Essencial é o orgulho de apresentar o estado do filme de dança de hoje, apresentando uma eleição com curadoria de recursos e calções de todo o mundo. A coleção Dança Film Essencial inclui obras de vencedores do festival, veteranos de Hollywood e cineastas emergentes.

5.3. Ubuweb dance

5.3.1. http://www.ubu.com/film/dance-with-camera.html

5.3.1.1. Site que exibe obras de dança com audiovisual de vários coreógrafos e videomakers, on line.

5.4. The International Journal of Screendance

5.4.1. http://screendancejournal.org/

5.4.1.1. A International Journal of Screendance é uma revista internacional, liderada pelo artista explorar o campo de Screendance. É o jornal first-ever acadêmica inteiramente dedicado a esta área crescente de prática interdisciplinar em todo o mundo.

5.5. Contemporary Dance Video Database

5.5.1. http://contemporarydance-db.blogspot.com.br/?view=timeslide

6. AMÉRICA DO NORTE

6.1. Estados Unidos

6.1.1. Dance Camera West

6.1.1.1. http://www.dancecamerawest.org/

6.1.1.1.1. Direção Tonia Barber

6.1.2. Dance on Camera

6.1.2.1. http://www.dancefilms.org/dance-on-camera/festival/

6.1.2.1.1. Inaugurado em 1971 e considerada a "mãe" de festivais de dança ,Dance on Camera Festival continua sendo o mais longo festival filme de dança em todo o mundo, proporcionando uma plataforma para contar histórias coreográficas e expressão criativa, e acesso íntimo a artistas inovadores de mídia e suas obras cinematográficas. Cada fevereiro, em Nova York, o Festival apresenta documentário de longa-metragem e filmes narrativos, curtas-metragens inventivos, painéis cineasta e eventos especiais, cortando media de ponta e instalações de arte, bem como engajar programas comunitários e estudantis.

6.1.3. Tiny

6.1.3.1. http://www.detourdance.com/tdff

6.1.3.1.1. Tiny Dança Film Festival (TDFF) é um festival de cinema baseada em São Francisco, que celebra danças feitas para a tela criada por ambos os cineastas e coreógrafos emergentes e estabelecidos de todo o mundo. TDFF prioriza cineastas de dança que abraçam brevidade e experimentação. Videos unicamente da dança para a câmera.

6.1.4. Oklahoma

6.1.4.1. http://www.okdancefilms.com/Oklahoma_Dance_Film_Festival/ABOUT.html

6.1.4.1.1. Festival que recebe vídeos para convocatória, o Oklahoma Dança Film Festival é um evento anual que apresenta coreografia para a câmera, documentários de dança e curtas experimentais que enfatizam o movimento.

6.1.5. Third Coast Dança Film Festival

6.1.5.1. https://thirdcoastdancefilmfestival.wordpress.com/past-festivals/

6.1.5.1.1. A Third Coast Dança Film Festival celebra a intersecção da dança contemporânea e da imagem em movimento com uma série exibição de filmes de dança curtas. Atualmente entrando em sua quinta temporada, Third Coast é um festival anual filme de dança com sede em Houston, TX.

6.1.6. Sans Souci Festival of Dance Cinema

6.1.6.1. http://sanssoucifest.org/

6.1.6.1.1. Festival de cinema dedicado a obras que mesclam dança e formas de arte cinematográfica.

6.1.7. LA Dance Film Festival

6.1.7.1. http://ladancefilmfest.org/

6.2. México

6.2.1. Agite y Sirva

6.2.1.1. www.agiteysirva.com

6.2.1.1.1. Festival itinerante de videodança que realiza convocatória e realiza premiações em dinheiro. Categoria:videodança

6.2.2. FEDAME

6.2.2.1. http://www.fedame.org.mx/

6.2.2.1.1. Um festival independente que visa promover e divulgar a dança na sua intersecção com linguagens como cinema, vídeo e outros meios tecnológicos

7. ON LINE

7.1. VideoDance

7.1.1. http://videodance.com.br/

7.1.1.1. O Festival Videodance é um festival on line que objetiva o crescimento desta modalidade através da promoção e divulgação de conteúdo em vídeo dança. O festival proporciona ao público assistir incríveis produções artísticas de qualquer lugar no mundo. É uma ferramenta desenvolvida com a intenção de mostrar ao público as diferentes possibilidades que a união entre o cinema e a dança são capazes de proporcionar. O Festival Videodance será realizado em janeiro de 2017, tem sua realização online e é aberto ao público em geral.