DICAS DE REDAÇÃO PARA O  ENEM

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
DICAS DE REDAÇÃO PARA O  ENEM by Mind Map: DICAS DE REDAÇÃO PARA O  ENEM

1. DESENVOLVIMENTO

2. INTRODUÇÃO

3. Contextualizar o tema

4. Posicionamento em relação ao tema (tese)

5. Desenvolver a ideia apresentada na introdução

6. Os parágrafos do desenvolvimento devem apresentar uma conexão.                    Algumas frases de conexão:                       Além disso … Outro fator existente … Outra preocupação constante … Ainda convém lembrar … Por outro lado … Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …

7. Geralmente tem até três parágrafos

8. Tem a função de provar ao leitor o ponto de vista utilizando argumentos concretos e bem desenvolvidos

9. Um bom desenvolvimento deve ter relação com a introdução mas não pode ser uma continuidade dela. Portanto, não se deve começá-lo com expressões do tipo:          Por causa disso… Com isso… Baseado nisso… Dessa maneira…etc

10. Passos que podem ser seguidos: 1) Apresentação da ideia-chave do parágrafo (pode ser uma ideia-chave, mas também pode ser um tópico do problema. O importante é que você foque uma ideia-chave só em cada parágrafo do desenvolvimento). 2) Apresentação do ponto de vista, com os argumentos contra ou a favor da ideia-chave (ou do tópico do problema) e apresentação das informações que tornarão seu ponto de vista consistente. 3) O fechamento do tópico do problema (que pode ser opcional, devido ao número restrito de linhas definido nas regras do exame. Pode ser uma regra na Redação Enem, e pode ser outra numa Redação de Vestibular).

11. TÍTULO

12. CONCLUSÃO

13. Não é obrigatório mas está em boa parte das melhores redações.

14. Um bom exemplo: Consumo infantil: um problema de escala mundial→ sintetiza o tema e mostra o posicionamento do autor.

15. Proposta de intervenção (originalidade, fuga do senso comum)

16. COESÃO

17. Utilizar palavras ou expressões que liguem as ideias do texto tornando-o claro e lógico.

18. EXEMPLO

19. ZERO NA REDAÇÃO