A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA O SUCESSO EMPRESARIAL

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA O SUCESSO EMPRESARIAL by Mind Map: A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA O SUCESSO EMPRESARIAL

1. Itens que devem ser levados em conta na confecção de um Plano de Negócios

1.1. Fase I: Definições gerais do negócio

1.2. Fase II: Plano de produção

2. Passos para abertura

2.1. 1. Consulta do Endereço; 2. Pesquisa do nome empresarial; 3. Consulta da situação fiscal e cadastral; 4. Elaboração do Contrato Social; 5. Registro do Contrato no Cartório Civil de PJ;  6. Secretaria da Receita Federal; 7. Custos para abertura; 8. Controles internos; 9. Estrutura de capital.

3. Impostos e Contribuições

3.1. ISS-QN

3.2. PIS

3.3. Cofins

4. Formas de Tributação

4.1. Simples Nacional

4.2. Lucro Presumido

4.3. Lucro Real

5. Contribuição Previdenciária

5.1. Distinguir o salário de empregados do salário do empregador.

6. Imposto de Renda retido na fonte - IRPF

7. Encargos Trabalhistas

7.1. INSS

7.2. FGTS

8. Outras obrigações trabalhistas

8.1. 13º Salário

8.2. Férias

9. Consumidor: "Qual é o mercado potencial?" Priorizar mercados e dimensionar mercado principal. Verificar se o setor possui sazonalidade do consumo. Caso haja, pensar em alternativas para oscilações.

10. Fases:

10.1. Caracterização do empreendimento: visa conhecer a finalidade do plano de negócio. Identificar de forma clara o objetivo e ramo de atuação e os motivos da escolha.

10.2. Análise de mercado e competitividade: descrever as oportunidades percebidas no empreendimento. Destacar tendências e ameaças.

10.3. Localização e instalação: analisar diversos pontos potenciais existentes sobre o local. O local deve oferecer infra-estrutura necessária ao negócio, ter acesso facilitado, enfim, proporcionar crescimento. Definição de layout.

10.4. Fornecedores: Identificá-los conforme localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra, etc.

10.5. Concorrentes: analisar pontos fracos e fortes.

10.6. Pessoal: Dimensione equipe de trabalho. Nesta etapa deve-se fazer um resumo das qualificações necessárias.

10.7. Produtos e Serviços: relacioná-los destacando vantagens e benefícios. Estimar capacidade para o primeiro ano de atividade.

10.8. Estratégia Competitiva: definir com base nas variáveis: liderança no custo e diferenciação. Traçar direcionamento do negócio.

10.9. Plano de marketing e comercialização: Definir estratégias de comunicação analisando frequência e custos. É necessário também, definir uma marca bem trabalhada.

10.10. Estimativa dos Investimentos: relacionar os investimentos necessários para implantação e manutenção do negócio.

11. Conceitos gerais:

11.1. A estrutura organizacional deve estar alinhada com o negócio. Segundo Porter "Negócio" deve ser definido em três dimensões: 1. grupo de clientes (quem está sendo satisfeito), 2. funções de clientes (o que está sendo satisfeito) e tecnologias (como estão sendo satisfeitas).