FERRAMENTAS DE AUDITORIA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
FERRAMENTAS DE AUDITORIA by Mind Map: FERRAMENTAS DE AUDITORIA

1. ACL(Audit Command language): é um software para extração e análise de dados.

2. IDEA (Interactive Data Extraction & Analysis): software para extração e análise de dados.

3. Audimation: é a versão norte-americana do IDEA, da Caseware-IDEA, fornecendo consultoria e suporte.

4. Galileo: é um software integrado de gestão de auditoria. Inclui gestão de risco de auditoria, documentação e emissão de relatórios para auditoria interna.

5. Pentana: software de planejamento estratégico de auditoria, sistema de planejamento e monitoramento de recursos, controle de horas registro de checklists e programas de auditoria.

6. SE Audit (Gestão de Auditorias): software que realiza o gerenciamento de todas as etapas do processo de auditoria, desde o planejamento e aprovação, até o monitoramento, seja ela interna de fornecedores , e/ ou de organismos certificadores.

7. Nessus: Ferramenta de auditoria muito usada para detectar e corrigir vulnerabilidades nos PCs da rede local. Ele realiza uma varredura de portas, detectando servidores ativos e simulando invasões para detectar vulnerabilidades.

8. Softwares especializados

8.1. São programas desenvolvidos pelos auditores (ou sob sua encomenda) a fim de testar particularidades de sistemas auditados que possuem características incomuns como por exemplo, sistema de leasing, crédito imobiliário, câmbio, dentre outros.

8.2. VANTAGENS :

8.2.1. Inclusão de testes de controles internos específicos tais como dígito verificador, controle de lote, personalizando o que se quer testar.

8.2.2. Inclusão de hash total hash total : campos de controle colocados nos header ou trailler labels a fim de assegurar a integridade dos dados. Pode ser um algoritmo sem sentido funcional, como por exemplo, somar dia e mês de nascimento dos clientes atualizados na base de dados.

8.2.3. header label: registro de controle. É o primeiro registro do arquivo, contendo dados de controle tais como nome do arquivo, data de movimento, número de registros gravados, número de registros lidos, número de registros com erro, versão do arquivo, etc. trailler label: registro de controle. É o último registro do arquivo e também contém campos de controle.

8.3. DESVANTAGENS:

8.3.1. Necessita que o auditor esteja familiarizado com o desenvolvimento de tecnologia da informação Há custos de desenvolvimento de programas.

9. Softwares utilitários

9.1. São programas utilitários para funções básicas de processamento como somar determinados campos de um arquivo, classificar um arquivo, listar determinados campos de registros de um arquivo. Normalmente os sistemas operacionais ou os bancos de dados possuem um certo número desses programas que não são específicos de auditoria, podendo (e sendo) utilizados para debug e testes de sistemas.

9.2. VANTAGENS:

9.2.1. São fáceis de serem aprendidos; São fáceis de serem utilizados.

9.2.2. Executam apenas funções padrões.