TESTE DA OXIMETRIA DE PULSO EM RECÉM NASCIDOS

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
TESTE DA OXIMETRIA DE PULSO EM RECÉM NASCIDOS by Mind Map: TESTE DA OXIMETRIA DE PULSO EM RECÉM NASCIDOS

1. Trata-se de um exame simples, indolor, rápido, que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante para o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica.

2. A Oximetria de pulso, também conhecida como Teste do Coraçãozinho. Faz parte de uma triagem neonatal que todo recém nascido tem direito.

3. A “oximetria de pulso” deve ser realizada após as primeiras 24 horas de vida, e antes da alta hospitalar, utilizando um sensor externo (oxímetro), conforme parecer científico da Sociedade Brasileira de Pediatria.

4. É uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas. Considerando-se que a incidência desse tipo de cardiopatia é de 1 a 2/1000 bebês nascidos vivos, e que se tratam de cardiopatias que necessitam, na maioria das vezes, de intervenção e tratamento imediatos, podemos perceber o quanto esse teste pode contribuir para salvar vidas

5. A monitorização da oximetria de pulso utiliza uma fonte de luz e sensor (oxímetro ) para medir o oxigênio no sangue. Um sensor macio é enrolado à volta da mão direita (pré ductal) e posteriormente à volta do pé do bebê (pós ductal). A luz que passa através da pele mede a quantidade de oxigênio no sangue. O teste é rápido (3-5 minutos) e indolor. mede-se o nível de concentração de oxigênio (igual ou superior a 95%) no sangue e, desta forma, é possível verificar se a criança é saudável ou apresenta algum problema no coração.

6. O QUE SE DEVE FAZER CASO A SATURAÇÃO DA CRIANÇA ESTEJA ABAIXO DE 95% O teste de oximetria de pulso deve ser feito novamente. Se o nível ainda estiver abaixo do esperado, em seguida, um ecocardiograma (uma espécie de ultrassom do coração) deve ser feito e um cardiologista pediátrico deve ser chamado para avaliar a criança.

7. Chegamos a conclusão que o teste do coraçãozinho diagnostica patologias cardiológicas  nos recém-nascidos antes que elas avancem assim dando maior chance tratamentos e de vida ao neonato,não é o teste da triológia neonatal mais importante todos os testes fazem parte de um conjunto que propõe prevenção a doenças e diagnostico precoce assim proporcionando  saúde ao bebê e evitando a morte do mesmo.