Bullyng: Atos de violência Física, psicológica e/ou moral e /ou verbal e /ou sexual e/ou social e...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Bullyng: Atos de violência Física, psicológica e/ou moral e /ou verbal e /ou sexual e/ou social e/ou material e/ou virtual. by Mind Map: Bullyng: Atos de violência Física, psicológica e/ou moral e /ou verbal e /ou sexual e/ou social e/ou material e/ou virtual.

1. Após analisarmos quais são os problemas reais que enfrentamos, podemos focar ações de combate promovendo a empatia entre os alunos. Fazendo com que primeiro eles se encontrem como seres humanos únicos e importantes uns aos outros.

1.1. Chamar os pais todos para uma reunião para tratarmos do assunto. Mostrando videos de impacto no intuito de fazer com que eles imaginem essas agressões com seus filhos e tentando assim sensibiliza-lo para um assunto muitas vezes banalizado.

1.2. Chamar os pais dos alunos "agressores" individualmente para uma conversa.

1.3. Chamar os pais dos alunos "agredidos" também para uma conversa.

2. Precisamos identificar se ele ocorre em nossa escola e de que forma.

2.1. O bullyng está diretamente relacionado ao preconceito. Falta de tolerância, falta de respeito ás diferenças e falta de amor. Todas suas manifestações são danosas e precisam ser combatidas. Quanto antes melhor. Devemos então ter um olhar bem atento ao comportamento de nossos alunos para qualquer tipo de agressão, seja ela verbal, física ou comportamental.

2.1.1. Preconceito racial

2.1.2. Preconceito com a altura

2.1.3. Preconceito com o peso

2.1.4. Preconceito com a forma de falar

2.1.5. Preconceito com a forma de andar

2.1.6. Preconceito com a forma de vestir

2.1.7. Preconceito por causa da família

2.1.8. Preconceito por conta da crença pessoal

2.1.9. Também pode ser por Inveja

2.1.10. Implicância sem motivo

2.1.11. Querer mostrar-se/parecer superior aos demais

3. Em que turmas e faixas etárias ele aparece?

3.1. Esta questão é importante para podermos criar ações específicas, para podermos acompanhar a evolução do trabalho e o alcance dos objetivos de forma mais clara. Também ter em mente que, quanto maiores ficam nossos alunos, mais autonomia eles têm e com isso, menos supervisão em ambiente escolar. Mais força e mais capacidade de elaborar planos de agressão mais sérios podendo levar a atos com potencial de causar danos permanentes no agressor e até mesmo a morte.

3.1.1. 1o ano - não encontramos bullyng, estão chegando na escola em maioria novos e ainda se enturmando, fazendo amizades. Nosso trabalho deverá ser de prevenção. Trabalhando com eles o valor das suas particularidades e características pessoais.

3.1.2. 2o ano - são amigos e recebem bem os alunos novos. Estão aprendendo a aprender e esse processo é diferente também para cada aluno. Começam a achar graça dos erros dos colegas e aprender a caçoar disso.

3.1.3. 3o ano - alunos novos têm mais dificuldade em fazer amizades. Já querem ser 'populares" na escola, levando objetos para causar desejo e admiração dos demais colegas e, quando não possível de outra forma, alguns tentam chamar a atenção pela força e autoridade. Há necessidade de atenção ainda para prevenção.

4. Que ações conjuntas podemos tomar para combatê-lo?

4.1. Levar vídeos para apresentar em sala de aula e também aos professores, contanto casos e relatos de pessoas que sofreram bullyng

4.2. Promover debates em sala de aula

4.3. Pedir que aos alunos elaborem um texto abordando o tema, posicionando-se no lugar de uma das vítimas.

4.4. Pedir que os alunos pesquisem e elaborem um trabalho em forma de apresentação bem criativa para apresentarem em seminário onde haverá presença de toda escola inclusive dos pais.

5. Cerca de 19 mil estudantes que sofrem bullyng, tentam suicídio a cada ano.

6. Segunda Feira

6.1. Turma de 1o ano

6.1.1. Brincadeira da Centopéia humana

6.1.1.1. O professor ira marcar a largada e a chegada, após ira dividir a turma em dois grupos e formar duas filas sentadas no chão segurando o tornozelo do colega de traz. Ao apito do professor devera correr sem soltar o colega e sem levantar do chão, apenas com o bumbum. Ganha a equipe que chegar primeiro.

6.1.1.1.1. Essa atividade tem como objetivo desenvolver o espírito de equipe, pois mostra que um depende do outro para poder vencer no jogo, mostrando que todos são importantes para vencerem no jogo.

7. Terça Feira

7.1. Turma de 4o ano

7.1.1. Jogos de Tabuleiro

7.1.1.1. Vamos utilizar o jogo de xadrez, vamos mostrar como se joga, e explicar a importância de cada peça como o peão, o cavalo, a torre e o rei e a rainha, dividiremos a sala em duplas aonde vão jogando conhecendo cada movimento no jogo.

7.1.1.1.1. Utilizar esse jogo para conscientizar que cada peça ou ser humano tem valor, independente de como ele é

8. Quarta Feira

8.1. Turma de 3o ano

8.1.1. Brincadeira: Conheço você.: Reconhecendo os colegas sem o uso da visão, apenas com o tato e, em segundo momento, apenas pela voz.

8.1.1.1. O professor irá chamar um aluno e vendar seus olhos e após isso irá chamar aleatoriamente outro aluno para através do toque (o aluno ira tocar o cabelo, o rosto...) irá tentar descobrir quem e o aluno que ele tocou isso ira se repetir ate todos os alunos irem. e após ele irá fazer essa brincadeira utilizando o som da voz onde os alunos iram ter de descobri quem esta falando

8.1.1.1.1. O professor ira após essa brincadeira conversar com alunos sobre o que sentiram quando estavam brincando, e fizer eles refletirem sobre como sente os alunos portadores de necessidades especiais como a cegueira.

9. Quinta Feira

9.1. Turma de 5o ano

9.1.1. Jogo: Volei sem pernas

9.1.1.1. A sala deverá ser dividida em grupos de 6 alunos onde eles irão jogar uma partida de vôlei sentados no chão como os jogadores das paraolimpíadas

9.1.1.1.1. após a partida ira ser conversado sobre idéias e sugestões que poderiam facilitar a locomoção das pessoas com dificuldades motoras.

10. Sexta Feira

10.1. Turma de 2o ano

10.1.1. Brincadeira: Quem está faltando?

10.1.1.1. A professora ira pedir para os alunos fecharem seus olhos, e ira retirar um aluno da sala nesse período, e após ira pedir para abrirem os olhos novamente e os alunos deverão descobrir quem esta faltando na sala de aula. Todos deverão participar.

10.1.1.1.1. Essa brincadeira será útil para fazer os alunos a observarem o outro, criando uma interação entre eles.

11. Atividades para a matéria de Educação física, durante uma semana inteira de trabalho conjunto da escola, visando a conscientização da necessidade do respeito e amor entre os colegas.