MVP para venda de peças usadas

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MVP para venda de peças usadas by Mind Map: MVP para venda de peças usadas

1. Buscador de Peças

1.1. Onde o Cliente Buscará as Peças?

1.1.1. Re.: Em um site!

1.1.2. App??????

1.2. Quais as formas de Localização?

1.2.1. Através de Filtros por Marca, Modelo, Descrição

1.2.2. Impotantissimo a simplicidade da busca. Ao digitar em qualquer campo o sistema tem que sugerir para o usuário os potenciais resultados.

1.3. Como induzir o Cliente a comprar algo?

1.3.1. Listar os Items mais vendidos?

1.3.2. Algoritmo Apriori (busca os itens mais pesquisados pelo usuário)?

1.3.3. Escacez - Mostrar a quantidade de peças que possui no CDV pois a escacez gera a necessidade de compra.

2. Plataforma Pop-Up

2.1. O que é?

2.1.1. Re.: Será um novo projeto desenvolvido em java que poderá ser integrado com qualquer sistema ERP. Seu objetivo é executar uma Thread onde a cada período de tempo realizará uma consulta no banco de dados web para verificar se existe alguma solicitação de peça em estoque. No momento que a plataforma identificar tal solicitação, irá disparar automaticamente uma consulta no GID, levando em conta os filtros especificados. Caso um ou mais itens sejam encontrados, será exibido um pop-up para o usuário instantaneamente, trazendo as informações da peça e solicitando apenas o preço de venda e o peso médio do produto para cálculo do FRETE.

2.1.2. Qual o tempo necessário para ser considerada válida uma solicitação. Quem garante que uma solicitação anterior não gerou uma venda e não zerou o estoque de tal peça?????

2.2. Como Retornará a Informação ao Cliente Final?

2.2.1. Re.: Após o operador do sistema informar o valor de venda desejado e pressionar o botão confirmar, será armazenada tal informação no banco. Quando o site identificar que houve a resposta de algum CDV, exibirá as informações para o usuário através de alguma notificação.

2.3. Quanto tempo levará para retornar tal informação?

2.3.1. O cliente final, quando não encontrar a peça desejada no site e solicitar uma consulta através da plataforma pop-up, poderá especificar o tempo limite para que a mesma encontre a peça, como se fosse um time-out. Passando esse tempo sem retornar nenhuma informação, o sistema irá alertar que não foi encontrado o produto na base de dados.

2.3.2. O sistema deve aproveitar as informações das requisições ao GID anteriores em uma base paralela a fim de otimizar o processo de busca e retorno de uma consulta pela plataforma

2.4. O usuário precisará estar logado no site para receber a notificação?

2.4.1. Não! Quando a plataforma identificar a peça em algum fornecedor, irá enviar um e-mail para o cliente comunicando que a mesma foi encontrada. Futuramente poderá ser desenvolvido um aplicativo.

2.5. O cliente saberá em qual fornecedor a peça foi encontrada?

2.5.1. ?????

2.5.2. E se a gente desse nomes de usuário para estes fornecedores (Ex Padrão de Nomes de Paises ou Cidades), assim os mesmo seriam facilmente identificados pelos compradores.

2.5.3. Sugiro até que em caso de avaliações negativas, o CDV fosse até banido da plataforma, que terá um termo de uso bem elaborado, e nele o cdv já autoriza a utilização dos dados de estoque

2.5.4. Em contrapartida o cliente pode não ter confiança em efetuar uma compra sem saber de quem de fato está comprando. Posteriormente a compra o mesmo receberá a nota fiscal e conhecerá o fornecedor de qualquer forma.

2.5.5. O fato é que mesmo identficando o o fornecedor, o cliente continuará dependente da plataforma pois não tem garantia de que o CDV ainda possua a peça em seu estoque

2.6. Como será o controle de qualidade da prestação de serviços?

2.6.1. O controle ficará na mão do cliente que poderá qualificar o serviço melhorando ou piorando o perfil do cdv. Este sistema se sustenta pois a qualidade do serviço será tão boa quando os clientes quizerem que seja.

2.6.2. Os termos de uso e a política de privacidade devem proteger o comprador, mesmo que seja necessário banir um Vendedor da plataforma.

3. Cliente

3.1. Quem Comprará as Peças?

3.1.1. Re.: Mecânicas e Consumidores Finais

3.1.2. Utilizam a plataforma

3.1.3. Compram as peças

3.1.4. Efetuam o pagamento

3.1.5. Recebem a mercadoria

4. Cdvs

4.1. Vendem e Faturam as peças

4.2. Enviam a mercadoria

4.3. Se responsabilizam pelas trocas

4.4. Se reponsabilizam pela garantia (se for o caso)

5. FATURAMENTO DA PLATAFORMA

5.1. Oficinas Mecânicas e Cosumidores

5.1.1. Forma 1 - Mensalidade para utilização da plataforma

5.1.1.1. Com IBR

5.1.1.2. Sem IBR

5.1.2. Forma 2 - Venda de consultas. Sistema pré pago de consultas, onde o cliente compra um numero de consultas e paga via cartão de crédito. As consultas não espiram, o que as tornam mais valiosas.

5.1.2.1. Valor Com IBR

5.1.2.2. Valor Sem IBR

5.1.2.3. Bonificação em consultas para os cliente que trouxerem novos clientes para a plataforma.

5.1.3. Tarifa de Compra - Pequena tarifa que pode ser cobrada por compra. Penso que esta tarifa pode ser fixa em todos os casos para garantir receita para a plataforma

5.1.3.1. Valor da peça

5.1.3.1.1. Vai para o CDV

5.1.3.2. Valor da Tarifa

5.1.3.2.1. Vai para a Plataforma

5.2. CDVs

5.2.1. A princípio Gratuito

5.2.1.1. Isso vai literalmente QUEBRAR a concorrência que pratica comissão em %. Poderemos em pouco tempo ficar sozinhos no mercado e rever os valores.

5.2.2. Tarifa de Venda

5.2.2.1. Pode ser praticada também uma pequena tarifa, por venda, a fim de custear o serviço. Sugiro que seja preço fixo e bastante barado. Iremos ganhar no volume em cima de cada peça usada vendida atraves da plataforma.

6. Base de Dados

6.1. Como o site buscará as informações?

6.1.1. De duas formas

6.1.1.1. 1ª - Através de um banco de dados contendo itens que o CDV já cadastrou com os valores de venda e a pronta entrega.

6.1.1.2. 2ª Através de uma plataforma pop-up que solicita ao Fornecedor o valor de uma peça encontrada em seu estoque (Apenas solicitará se a plataforma encontrar a peça de forma automática)

7. Quais as Formas de Pagamento?

7.1. PagSeguro! Cada fornecedor precisará ter uma conta no pagseguro, a qual será utilizada na transação.

7.2. PayPal

8. E o FRETE?

8.1. Colocar no próprio site um calculador de frete para o CEP desejado.

9. E em casos de devolução?

9.1. Estudar as possibilidades!!! Um site que não garante devolução de mercadorias não é confiável, passa uma má impressão ao cliente final, uma solução seria solicitar na plataforma POP-UP a garantia e o prazo máximo para devolução, então o cliente final ficaria ciente antes da compra.

9.2. Responsabilidade do CDV, isso tem que ficar muito bem amarrado para evitar transtornos futuros.

10. Plataforma de Cadastros

10.1. O que é?

10.1.1. Re.: Será um projeto que poderá ser integrado a qualquer ERP. Nele o fornecedor poderá selecionar uma lista de produtos através de consultas em massa no GID e especificar dados como valor de venda, imagem, etc. Após informar os dados necessários, tais produtos serão salvos em uma base de dados na nuvem. Para esse tipo de cadastro, a mesma plataforma irá identificar quando um dos itens foi vendido localmente e de forma automática irá remover o mesmo da base web para manter a integridade das informações.