1ª Aula - Fundamentos e Histórico da Logística

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
1ª Aula - Fundamentos e Histórico da Logística by Mind Map: 1ª Aula - Fundamentos e Histórico da Logística

1. Parte 1

1.1. 1.1Histórico da Logística

1.1.1. Historicamente houve evolução tecnológica nas guerras que posteriormente foram utilizadas nas empresas de maneira geral.

1.2. 1.2 Fator Humano na Logística

1.2.1. As pessoas são de fundamental importância para logística, pois através das mesmas se desenvolvem performance.

1.3. 1.3 Entendendo o Conceito de Recursos

1.3.1. Os recursos são basicamente as ferramentas, os meios pelos quais serão alcançados os objetivo:

1.3.1.1. 1- Recursos Materiais: correspondem aos materiais utilizados por uma empresa, ou seja, são matérias-primas, materiais de manutenção, materiais auxiliares, entre outros;

1.3.1.2. 2- Recursos Patrimoniais: tratam-se de recursos que provêm do patrimônio empresarial, por exemplo: máquinas equipamentos, prédio etc.;

1.3.1.3. 3- Recursos Tecnológicos: a natureza do recurso de tecnologia está em buscar melhores processos de fabricação, melhores produtos e desenvolvimentos constantes de produtos, processos e serviços.

2. Parte 2

2.1. 2.1 Funções Logísticas

2.1.1. A logística possui três funções básicas para seu funcionamento processual e gestão das informações nela inseridas:

2.1.1.1. a) Aprovisionamento físico de materiais: → A chegada dos materiais produtivos, auxiliares e semiacabados; → Seu transito interno no processo produtivo das empresas; → E a entrega ao cliente propriamente dita.

2.1.1.2. b) Produção de bens ou serviços: Entende-se como todo o processo produtivo e seu respectivo controle como atrasos de entrega, análise de estoques de segurança, movimentação e armazenagem dos materiais nos pontos de consumo (pontos de estocagem de materiais) e todo processo interno.

2.1.1.3. c) Distribuição física: É o controle de toda a operação, desde entrega dos fornecedores até entrega aos clientes, a gestão deste fator está em alocar o recurso de transporte, como por exemplo: Uso de caminhões, empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação de materiais.

2.2. 2.2 Entendendo o Sistema de Logística

2.2.1. Função da logística: “Estudar a maneira como a administração pode otimizar os recursos de suprimento, estoques e distribuição dos produtos e serviços com que a organização se apresenta ao mercado por meio de planejamento, organização e controle efetivo de suas atividades correlatas, flexibilizando os fluxos de produtos”. São Componentes logísticos:

2.2.1.1. a) Suprimentos/compras: O departamento de compras é responsável por comprar/adquirir todomaterial utilizado na empresa, seja materia-prima ou materiais auxiliares, para o sistema de logística é o ponto de partida para alimentar o processo de retorno à solicitação do mercado/cliente.

2.2.1.2. b) Planejamento, Programação e controle da produção (PCP): O departamento de PPCP é responsável por planejar as ordens de produção (documento que autoriza a produção de determinado item/produto) bem como realizar follow-up (controle e cobrança a fornecedores e processos internos) e inserir plano de ação para atendimento das datas de entrega.

2.2.1.3. c) Distribuição física: Consiste em todo movimento de mercadorias desde o fornecedor até o mercado (cliente). Na distribuição física ocorrem os maiores custos com movimentação, transporte e armazenagem.

2.2.1.4. d) Mercado/clientes: É o maior usuário do sistema logístico de uma empresa, normalmente são os clientes que determinam as regras e as exigências para suprir suas necessidades logísticas.