Vícios de Linguagem

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Vícios de Linguagem by Mind Map: Vícios de Linguagem

1. CHAVÃO: Expressões desgastadas pelo uso.

2. Ambiguidade: É a má ordenação dos termos das frases, artigos, pronomes possessivos e demonstrativos mal empregados, ou seja, dupla interpretação. Exemplo: A mãe de Pedro entrou com o seu carro na garagem.

3. AMBIGUIDADE DE ÂMBITO: É o resultado da co-oerência de mais de um determinante quantificacional.Exemplo: Todas as pessoas são amadas.

4. AMBIGUIDADE SINTÁTICA: Refere-se a posição de um sintagma, que é o conjunto de duas ou mais palavras que possuem um significado, mas que podem formar uma frase completa.Exemplo: A moça viu o rapaz na janela.

5. AMBIGUIDADE REFERENCIAL: Possui um caráter semântico e não sintático, esta relacionada com as situações de comunicação.Exemplo: Vi Joana, estava com pressa.

6. AMBIGUIDADE LÍNGUISTICA: Gerada apenas por questão linguística. É verificada quando determinados enunciados apresentam duas ou mais condições aceitáveis. Exemplo: Eu o encontrei no café.

7. Frases Feitas: São expressões que geralmente usamos em nosso cotidiano e que podem ser melhoradas na hora de desenvolver um texto empresarial. Exemplo: Dar a volta por cima.

8. AMBIGUIDADE MORFOLÓGICA: Surge quando há a possibilidade de se classificar uma palavra em mais de uma categoria gramatical.Exemplo: Eu corrigi o resultado e estava errado.

9. AMBIGUIDADE SEMÂTICA: Acontece quando uma palavra possui multiplicidade de conceitos relacionados com sua aplicabilidade.Exemplo:Ela compra a biscoitos de polvilho e farinha.