História da escrita

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
História da escrita by Mind Map: História da escrita

1. Inicialmente os signos de base logográficas eram pictogramas: que tinham semelhanças com o objeto representado. Com o passar do tempo tais pictogramas foram perdendo seu caráter figurativo, dando espaço aos logogramas: signos abstratos que passaram a evocar a palavra em si sem a mediação da imagem do objeto representado.

2. criação do meio de expressão da linguagem verbal: Aproximadamente 5.000 anos atrás, na Mesopotâmia. A escrita é fundamentalmente um desenho.

3. O surgimento da escrita acompanhou o surgimento de sociedades humanas mais complexas com atividades produtivas e comerciais extensivas e com poder estatal estruturado.

4. Progressivamente percebeu-se que podiam também desenhar a linguagem verbal, ou seja, transpô-la para uma superfície e fixar seu caráter efêmero e evanescente.

5. Nesse processo, variou o elemento verbal tomado como referência. Em alguns contextos criaram-se signos gráficos, que representavam palavras. em outros contextos criaram-se sistemas silábicos em que cada signo representa uma sílaba

6. Os sistemas logográficos desenvolveram com o passar do tempo signos de caráter puramente silábico. Ou seja, o signo, além de sua função logográfica teria adquirido a possibilidade de representar uma sequência sonora silábica.

7. A partir das representações silábicas se chegou à escrita alfabética cujo elemento verbal não são as palavras ou as sílabas, mas sim as consoantes e vogais.

8. Desenvolvimento da fonética: A ciência que tem os sons da fala como objeto

9. Posterior ao desenvolvimento da fonética vem o da fonologia: a ciência linguística que estuda a organização do sistema sonoro da língua.

10. Fonemas: Unidades sonoras abstratas. Grafemas: Unidades gráficas abstratas.

11. A instituição escolar é fruto da criação da escrita e existe milenarmente para dar acesso ao código gráfico e principalmente para transmitir a cultura letrada .

12. A prática continuada da escrita foi motivando o desenvolvimento e a consolidação de várias tradições discursivas... Convenções gráficas corporificadas nos diferentes desenhos dos logogramas, dos silabogramas e das letras, na composição da página, nas direções de sua ocupação - se da direita para a esquerda, ou se da esquerda pra direita. Nesse sentido, a própria prática da escrita foi delimitando as variedades da língua passíveis de ocorrerem nela (realidade linguística a que damos hoje o nome de norma culta escrita)

13. Filologia: criada pelos eruditos tem como objeto de estudo manifestações escritas e antigas culturalmente importantes e seu objetivo é fixar esses textos numa forma que possa ser considerada confiável, isto é, a mais próxima possível do original.

14. Com o tempo esses estudos passaram a construir um ramo autônomo do conhecimento: a gramática. Ou seja, o estudo da língua conforme usada comumente pelos escritores em seus textos. Resumia-se no estudo das características da língua correntes na sua escrita. Portanto a filologia e a gramática são ramos do conhecimento criados pela cultura helenística nos três últimos séculos anteriores à nossa era.

15. Linguística: terceiro ramo do conhecimento dedicado ao estudo sistemático da linguagem verbal, se constituiu no contexto da ciência moderna, a partir do século xvIII