Get Started. It's Free
or sign up with your email address
COMUNIDADE by Mind Map: COMUNIDADE

1. A guetificação é paralela e complementar à criminalizaçao da pobreza. Um servindo como grande e crescente fonte para a outra. Guetos e prisões são dois tipos de estratégia de “prender os indesejáveis ao chão”, de confinamento e imobilização

2. GUETO REAL

3. GUETO VOLUNTÁRIO:

4. GUETO : combina o confinamento espacial com o fechamento social: podemos dizer que o fenômeno do gueto consegue ser ao mesmo tempo territorial e social, misturando a proximidade/distância física com a proximidade/distância moral

4.1. Tanto o “confinamento” quanto o “fechamento” teriam pouca substância se não fossem complementados por um terceiro elemento: a HOMOGENEIDADE dos de dentro, em contraste com a HETOROGENEIDADE dos de fora.

5. Comunidades cercadas; Sua “segurança da mesmice” como um lar; são encontrados nos condomínios fechados construídos em áreas nobres da cidade ou, organizados em áreas distantes do caos encontrado dentro da cidade.

5.1. ”. A “comunidade” que procuram é um “ambiente seguro” sem ladrões e à prova de intrusos. “Comunidade” quer dizer isolamento, separação, muros protetores e portões vigiados.

6. Se tornam consumidores incapazes, e portanto inúteis. O gueto, como Wacquant resume em seus estudos, “não serve como reservatório de trabalho industrial disponível, mas como mero depósito [daqueles para os quais] a sociedade circundante não faz uso econômico ou político.

6.1. Os guetos involuntários formados pela camada inferior não são planejados, estruturados, muito menos afastados do caos urbano. . Para integrantes, a área na qual estão confinados (por serem excluídos de outras) é o espaço ‘do qual não temos permissão de sair’.”

6.1.1. Exemplos: guetos Norte-Americanos,“guetos de imigrantes” espalhados pelas cidades européias, favelas brasileiras entre outros.