Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MODERNIDADE by Mind Map: MODERNIDADE

1. É possível destacar cinco características

1.1. Separação tempo/espaço;

1.1.1. Ritmo das mudanças, que na modernidade se dão de maneira muito mais acelerada do que acontecia nas sociedades pré-modernas;

1.1.1.1. Escopo das mudanças: nas sociedades pré-modernas as mudanças ocorridas em uma localidade ficavam ali restritas, o que não ocorre na modernidade, na qual diferentes áreas do globo foram postas em interconexão;

1.1.1.1.1. Papel das instituições sociais, como a família e a igreja, e o surgimento de novas instituições, como o Estado-nação;

2. A ciência e a técnica, desde as suas origens, propõem-se a desenvolver o saber em bases racionais e lutar contra os medos que nascem da ignorância.

2.1. Descartes foi o primeiro a conceitualizar a forma moderna de duvidar, que depois dele passou a ser o eixo invisível em torno do qual todo pensamento tem girado. Com o método cartesiano, tudo passou a ser posto em dúvida.

3. A religião tornou-se intimista, já não sendo mais fato fundamental a convivência social.

3.1. Com Lutero, a fé religiosa tornou-se reflexiva, onde o mundo divino transformou-se em algo postulado por nós. Contra a fé na autoridade da prédica e da tradição, o protestantismo passou a proclamar a soberania do sujeito que faz valer o seu próprio discernimento

4. Francis Bacon (1561 – 1626). Estadista e filósofo da ciência inglesa. Em seu principal trabalho, “Novum Organum”, Bacon buscou renovar o sistema indutivo de lógica na interpretação da natureza.

5. René Descartes (1596 – 1650). Dualista, racionalista e teísta francês cujo sistema “cartesiano” é a base de grande parte da filosofia moderna. Desenvolveu uma teoria de conhecimento que fundamenta a ciência e a filosofia modernas, com base na certeza da proposição “Penso, logo existo”.

6. Francis Bacon (1561 – 1626). Estadista e filósofo da ciência inglesa. Em seu principal trabalho, “Novum Organum”, Bacon buscou renovar o sistema indutivo de lógica na interpretação da natureza.

7. O apelo ao mercado, a concentração do capital e a racionalização dos métodos de produção subordinaram a idéia de sociedade moderna ou mesmo industrial à de economia capitalista.

7.1. A produção industrial e a constante revolução na tecnologia a ela associada, contribuíram para processos de produção mais eficientes e baratos. O industrialismo se tornou o eixo principal da interação dos seres humanos com a natureza.

7.1.1. Maquiavel, com maestria, desenvolveu a ciência política (a arte de governar), tendo como principal "engrenagem" o poder centralizado para a criação e defesa de um Estado forte.

8. A época moderna surge com a descoberta do Novo Mundo, o Renascimento e a Reforma (século XV e XVI); desenvolve-se com as Ciências Naturais no século XVII

8.1. No limiar da era moderna, três grandes eventos lhe determinam o seu caráter:

8.1.1. A descoberta da América, com uma nova visão de mundo.

8.1.1.1. A Reforma na Igreja e a invenção do telescópio, que permitiu o desenvolvimento de uma nova ciência

9. Modernidade é sinônimo de sociedade moderna ou civilização industrial e está associada a um conjunto de atitudes perante o mundo, como a idéia de que o mundo é passível de transformação pela intervenção humana;

9.1. Além disso, a Idade Moderna também é marcada pela descoberta de novas rotas comerciais, e também pelo início de uma ideia de mundo muito maior do que a que era vigente até a Idade Média.

9.1.1. A Idade Moderna é também muito marcada como a “época das revoluções liberais”, com grande destaque para a Independência dos Estados Unidos, que acabou por influenciar toda uma gama de outras revoluções de independência nas Américas, além de influenciar a Revolução Francesa, que culminou com o fim da Idade Moderna.

10. Na Idade Moderna, surgem o Pacto Colonial, o Metalismo, A Balança Comercial e os Monopólios, que fizeram com que grande parte do mundo capitalista que conhecemos hoje fosse criada.

10.1. Esse movimento gerou grandes clássicos da pintura, da literatura e da escultura, brindando a humanidade com algumas obras que são consideradas entre as mais importantes de toda a História até hoje.