Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Guerra Fria by Mind Map: Guerra Fria

1. A crise dos mísseis teve origem na pretensão soviética de instalar bases e lançamento de mísseis em Cuba. Isto seria uma ameaça constante para os Estados Unidos. A reação americana se fez imediata, através de um bloqueio naval sobre Cuba, o único país da América que havia adotado o regime socialista. O mundo conteve a respiração, pois nesse momento, as chances de uma terceira guerra mundial eram reais.

2. No início dos anos 60, dois fatores provocaram o aumento das tensões internacionais provocadas pela Guerra Fria: * a construção do Muro de Berlim, em 1961; *e a crise dos mísseis, em 1962. O muro dividiu a cidade de Berlim entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental. O objetivo era impedir a saída de profissionais e trabalhadores qualificados que deixavam a socialista Alemanha Oriental em busca de melhores condições de vida na capitalista Alemanha Ocidental.

3. A Guerra Fria também foi criada em 1949, e teve novos blocos de alianças político-militares: a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); o Pacto de Varsóvia. A OTAN era uma amostra criada por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália, Mais tarde juntaram-se a Alemanha, a Grécia e a Turquia, opondo toda a Europa Ocidental à União Soviética. Em 1955, a União Soviética criou o Pacto de Varsóvia, para impedir o avanço do capitalista em sua área de influência. Ambos tinham, entre si, um compromisso de minha proteção, pois entendiam que a agressão a um deles atingia a todos. O Pacto de Perdizes em 1990 e 1991, em consequência do regime socialista do leste europeu. Como consequência, a OTAN perdeu o significado da origem.

4. Em 1947, com o objetivo de combater o comunismo e a influência soviética, o presidente americano Harry Truman proferiu um discurso no Congresso. Nele, afirmava que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação. No mesmo ano, o secretário de Estado americano, George Marshall, lançou o Plano Marshall, que propunha a ajuda econômica aos países da Europa Ocidental. Afinal, os partidos de esquerda cresciam devido ao desemprego e a crise generalizada e os Estados Unidos temiam perdê-los para a URSS. Como resposta, a União Soviética criou o Kominform, organismo encarregado de conseguir a união dos principais partidos comunistas europeus. Também era sua tarefa afastar da supremacia norte-americana os países sob sua influência, gerando o bloco da “cortina de ferro”. Foi criado também, em 1949, o Comecon, uma cópia do Plano Marshall para os países socialistas.

5. A Consolidação da Guerra

6. OTAN e Pacto de Varsóvia

7. Muro de Berlim

8. Crise dos Misseis

9. Excesso de tempo, tempo e estudo foram investigados pela URSS e pelos EUA para saber quem é dominante também a órbita terrestre. Soviéticos OS sairam na frente, em 1957, com OS Satélites Sputinik, mas OS Americanos OS alcançaram e fizeram O Primeiro homem Caminhar em solo de lunar, em 1969. A corrida espacial Não incluía SOMENTE o Objetivo de Levar PESSOAS Ao Espaço. As forças intercalares e escapulares espaciais.

10. Inicio

10.1. Ao fim das negociações entre os vencedores da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou dividida em duas partes. Estas correspondiam ao limite do avanço de tropas soviéticas e americanas durante uma guerra. Uma parte oriental, ocupada pelos soviéticos, tornou-se área de influência da União Soviética. Em vez disso, os partidos comunistas locais, apoiados pela URSS, passaram a explorar o poder nesses países. Estabeleceram-se como democracias populares na Albânia, Roménia, Bulgária, Hungria, Polónia e Checoslováquia. Somente Iugoslávia a um regime socialista independente da União Soviética. A parte ocidental, ocupada por tropas principalmente inglesas e norte-americanas, ficou sob a influência dos Estados Unidos. Nessa área consolidavam-se democracias liberais, com exceção das ditaduras na Espanha e em Portugal. As duas superpotências capturaram as suas áreas de influência no mundo, respondendo diretamente ou indiretamente aos assuntos internos dos diferentes países. A estratégia de vendas entre os vencedores da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou dividida em duas partes. Estas correspondiam ao limite de tropas soviéticas e americanas durante uma guerra. A parte oriental, ocupada pelos soviéticos, tornava-se área de influência da União Soviética.Em pouco tempo, os partidos comunistas locais, Os apoiados pela URSS, passaram a exercer o poder nesses países. Estabeleceram as chamadas democracias populares na Albânia, Romênia, Bulgária, Hungria, Polônia e Checoslováquia.Em um país da América Central, um União Socialista , um Partido Socialista e um Poder Sociais. Unidos. Nessa área consolidavam-se democracias liberais, com Exceção das ditaduras na Espanha e EM Portugal.As Duas superpotências buscavam ampliar SUAS áreas de influencia no Mundo, intervindo Direta OU indiretamente Nos assuntos Internos dos Diferentes Países

11. Corrida Espacial

12. Fim da Guerra

12.1. A Guerra Fria deu-se em novembro de 1989, com a adesão de Ronald Reagan e Mikahil Gorbachev, depois de um período de 42 anos determinando as relações internacionais. A queda do Muro de Berlim foi um marco que simbolizou a morte dos regimes socialistas no leste europeu. Em outubro de 1990 como duas Alemanhas foram finalmente unificadas. Igualmente, uma desintegração da União Soviética inaugurou um novo período na história mundial.