A LINGUAGEM EM BAKHNTIN: PONTOS E PESPONTOS.

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A LINGUAGEM EM BAKHNTIN: PONTOS E PESPONTOS. by Mind Map: A LINGUAGEM EM BAKHNTIN: PONTOS E PESPONTOS.

1. Bahktin é o precursor de uma teoria enunciativo-discursiva que considera a linguagem como atividade, instituida em um processo concreto em que o signo se instaura ideologico e dialogicamente.

2. conceitos importantes

3. DIALOGISMO

4. o enunciado tem carater inconcluso

5. No dicionário: arte de dialogar

6. Ao considerar a linguagem como discurso é inerente reconhecer sua dialogicidade interna

7. O discurso para Bahktin: "A lingua em sua integridade concreta e viva e não a lingua como objeto especifico da linguística"

8. Ao considerar a linguagem como discurso, é inerente reconhecer sua "dialogicidade interna".

9. "o princípio dialÓgico traz em seu escopo uma abordagem da "não finalização" e do "vir-a-ser", configurado, com isso, um principio da "inconclusividade", da preservação da heterogeneidade, da diferença, da alteridade".(BAKHTIN, 1997 [1929])

10. Teoria baseada em análises obtidas através de relações dialógicas, no plano do discurso, e não por análises de cunho linguistico, no "sentido rigoroso do termo"

11. "as relações dialógicas são absolutamente impossíveis sem relação lógica e concreto-semântica, mas são irredutíveis a estas e têm especificidade própria" BAKHTIN, 1997 [1929].

12. "A concepção de linguagem, a partir do enfoque dialógico, configura-se como uma recusa a qualquer forma fechada de tratar das questoes da lingua, pois sendo odialogismo constitutivo, a "interação" com o outro é um pressuposto".

13. PLURILINGUISMO

14. A linguagem, assim, está em m movimento, ou seja, há uma orquestração discursiva que a constitui.

15. O enunciado é, por conseguinte, um signo ideológico, dialógico, único, irrepetível e instaura-se diferentemente em cada interação.

16. Concepção da linguagem na teoria dialógica do discurso.

17. Característica da linguagem de ser "plural" rompe com a hegemonia de qualquer "linguagem única da verdade" ou da "lingua oficial" em dada sociedade.

18. A questão principal gira em torno do caráter dinâmico da lingua/linguagem, que não se constitui unitariamente, mas sim como uma arquitetura de vozes discursivas/sociais.

19. No dicionário: utilização de várias linguas.

20. A concepção de linguagem desenvolvida na teoria bakhtiniana prima pela dialogicidade, pela dinamicidade.

21. o plurilinguismo configura-se como uma inteação entre linguas sociais.

22. Todavia, é importante observar que a estratificação não determina um isolamento, pois sempre a linguagem será dialógica, isto é, ressoarão outros discursos (vozes) em sua tessitura. Essa pe uma característica fundamental da concepção do plurilinguismo em Bakhtin