RESENHAS, RESUMOS, PARÁFRASES E ARTIGOS ACADÊMICOS,norma Brasileira (NBR) 14724/2005, da Associ...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
RESENHAS, RESUMOS, PARÁFRASES E ARTIGOS ACADÊMICOS,norma Brasileira (NBR) 14724/2005, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT., by Mind Map: RESENHAS, RESUMOS, PARÁFRASES  E ARTIGOS ACADÊMICOS,norma Brasileira (NBR) 14724/2005, da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT.,

1. O número de palavras empregadas em resumo de monografias de graduação e especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado é de 150 até 500; normalmente, o resumo é composto de apenas um parágrafo, digitado em espaço simples, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave (e/ou descritores), as quais devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

2. resumo crítico: possui finalidade interpretativa. Nele aparecem comentários,juízos de valor do resumidor, sendo também chamado de resenha crítica ou recensão,conforme o maior ou menor grau de juízo crítico.

3. Os resumos de relatórios de pesquisa/artigos científicos de periódicos (submetidos a revistas especializadas ou a eventos para possível publicação e apresentação) devem ter de 100 a 250 palavras, ou conforme orientação do periódico.

4. RESENHAS: é uma espécie de resumo, de síntese de um objeto.

4.1. RESENHAS-RESUMOS: é um texto que sintetiza o objeto a ser resenhado, sem julgamento de valor, sem crítica ou apreciação do resenhador; trata-se de um texto informativo, descritivo.

4.1.1. Text book, exercises 34, 35, 36, 37

4.2. RESENHA CRÍTICA: é um resumo comentado, uma apreciação crítica sobre determinada obra /fato.

4.3. Quanto à sua estrutura, por exemplo, se for uma resenha crítica de livro ou similar, sugere-se esta para a apresentação do trabalho:folha de rosto, se este for entregue ao professor. Ver item 1.5 em outra página, a resenha em si, composta das seguintes partes, sem mudar de página.

5. Artigos didático-acadêmicos

5.1. são, normalmente, atividades/trabalhos de aula, de ordem técnica, muitas vezes de levantamento/revisão bibliográfica e, em outros casos, também de coleta e análise de dados, para a verificação e avaliação do aprendizado do estudante.

5.1.1. Estrutura de artigo como trabalho didático-acadêmico

5.1.1.1. capa,folha de rosto,sumário,titulo,resumo,introdução e desenvolvimento.

5.2. Intes de apresentação de trabalhos acadêmicos de aula,trabalhos menores e mais simples, como resenhas, resumos,artigos acadêmicos e outros

5.2.1. Nome do(s) autor(es), em letra Arial ou Times New Roman fonte tamanho 12, todo maiúsculo, negrito, centralizado;

5.2.2. Título do trabalho (e subtítulo, se houver; o subtítulo deve estar subordinado ao título principal e ser precedido de dois pontos).

5.2.3. Natureza do trabalho (dizer que tipo de trabalho é: artigo, resenha, resumo, ficha de leitura, relatório de estágio etc.), nome da disciplina/do Curso e da Instituição a que é submetido, objetivo do trabalho(avaliação,aprovação,complementação de nota etc.) e nome do professor:

5.2.4. Local (cidade) da Instituição onde deve ser apresentado o trabalho e data.

6. RESUMO: é a condensação breve, a apresentação concisa das ideias mais importantes de um texto; suacaracterística básica é a fidelidade às ideias do texto.

6.1. PASSO PARA UM BOM RESUMO: 1. Ler todo o texto, para compreender o que ele trata;2. Reler o texto, sempre que necessário,esclarecendo dúvidas; 3. Segmentar o texto em blocos de ideias que tenham unidade desentido;4. Resumir a ideia central de cadasegmento/bloco; 5. Elaborar a redação final do resumo compalavras próprias, procurando encadear.

6.1.1. Text book p. 55-60

6.1.2. Joseph Conrad

6.2. tipos de resumos A NBR 6028/2003, da ABNT, destaca que o resumo pode ser indicativo,informativo ou crítico:

6.2.1. resumo informativo:informas suficientemente o leitor para que ele possa ter uma ideia geral sobre o texto, expondo finalidades,metodologias, resultados e conclusões, podendo, por essa síntese, dispensar a consulta ao original.

6.2.2. resumo indicativo: indica somente os pontos principais do texto,semapresentar dados qualitativos, quantitativos ou outros

6.3. Extensão do resumo para determinados tipos de trabalho.

6.3.1. Portanto, dependendo do tipo de trabalho feito, e ainda se ele será submetido a algum veículo de publicação, haverá um tamanho específico de resumo a ser seguido, que deverá ser do conhecimento do interessado quando da sua elaboração.

7. PARÁFRASE: é o desenvolvimento de texto de um livro ou de um documento mantendo-se as ideias originais da fonte utilizada

7.1. Tipos de paráfrase

7.1.1. Reprodução: pode ser de duas espécies distintas. A primeira é a transcrição de forma direta dos vocábulos, repetição das ideias do texto original de forma literal ou com mínima substituição de palavras por outras de sentido semelhante.

7.1.2. Comentário explicativo: objetiva explanar ideias, desenvolver conceitos, argumentar, esclarecer o que está obscuro no texto; trata-se de explicar ideias para que o texto fique claro, evidente.

7.1.3. Desenvolvimento (amplificação): consiste na ampliação das ideias de um texto, acrescentando exemplos, detalhes, pormenores, comparações, contrastes, exposição de causa e efeito, definição de termos utilizados etc.

7.1.4. Paródia: uma espécie de composição literária que imita o tema ou a forma de uma obra séria, que inverte o seu sentido

7.2. é importante referir que você deve cuidar na hora de fazer seu trabalho acadêmico: se for para citar direta ou indiretamente.

7.2.1. Citação direta: É a transcrição textual, literal dos conceitos do autor utilizado na consulta do tema.

7.2.2. Citação indireta:é a transcrição livre do texto do autor utilizado, ou seja, é usada apenas a ideia do autor, sem transcrevê-la literalmente.