Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Psicologia by Mind Map: Psicologia

1. Voluntarismo

1.1. Obra de Wilhelm Wundt

1.2. Separando a psicologia da filosofia, Wundt define a psicologia como uma ciência empírica cujo objetivo de estudo é a experiência subjetiva ou imediata.

1.3. Criação do primeiro laboratório de Psicologia, na Alemanha.

2. Estruturalismo

2.1. Obra de Edward Titchener

2.2. Estuda os elementos da consciência por meio da introspecção, analise dos processos psíquicos conscientes em seus elementos mais básicos.

2.3. O objeto da psicologia é a mente, mas aquilo que o psicólogo investiga diretamente é sempre a consciência

2.3.1. Para Titchener o termo "mente" seria a soma total dos processos mentais que ocorre durante a vida de um indivíduo, e o termo "consciência" para indicar apenas a totalidade dos processos mentais presentes em um determinado momento.

2.4. Uma situação do cotidiano que pode se usar o estruturalismo é o uso do método cartesiano para a obtenção da resposta de qualquer duvida na vida.

3. Funcionalismo

3.1. Aderido por Titchener no final de sua vida

3.2. Movimento histórico da psicologia

3.3. Forma aplicada como testes mentais

3.4. Uma situação do cotidiano que pode se aplicar o funcionalismo são "testes de personalidade" como teste para saber sua casa em Hogwarts

4. Behaviorismo

4.1. Psicologia estadunidence surgida em 1913

4.2. Behaviorismo é um termo da psicologia que abrange diversas teorias de psicologia que tem como principal objeto de estudo o comportamento humano.

4.3. Escola fundada por John B Watson baseada na crença que os comportamentos podem ser medidos treinados e mudados

4.4. Uma situação na cultura pop que pode se aplicar o Behaviorismo -

4.4.1. É no filme Clockwork Orange que ao pé da letra significa “Laranja com Mecanismo de Relógio”. Um “mecanismo de relógio” é algo que nos remonta a uma visão mecânica, artificial, robótica, programável. "Orange" laranja, nos leva, particularmente, a ver semelhança, no inglês, com a palavra “orang - utan“, ou seja, um macaco, um animal. No final das contas, seria uma alusão ao procedimento behaviorista utilizado pelos cientistas do filme para reintegrar à sociedade o jovem Alex, considerado como um “animal” e, por isso mesmo, “domesticável”.

5. Gestaltismo

5.1. Max Wertheimer foi um psicólogo checo, um dos fundadores da Teoria da Gestalt juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler.

5.2. Nesta escola a consciência é o conjunto de toda percepção do cérebro e propõe sete fundamentos básicos

5.2.1. Segregação: desigualdade de estímulo, gera hierarquia. Importância e ordem de leitura.

5.2.2. Semelhança: elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e constituir unidades. E estímulos mais próximos e semelhantes, possuem a tendência de serem mais agrupados.

5.2.3. Unidade: um elemento se encerra nele mesmo, vários elementos podem ser percebidos como um todo.

5.2.4. Proximidade: elementos próximos tendem a ser agrupados visualmente. Unidade de dentro do todo.

5.2.5. Pregnância: é a lei básica da percepção da gestalt.

5.2.6. Simplicidade: tendência à harmonia e ao equilíbrio visual.

5.2.7. Fechamento: formas interrompidas, preenchimento visual de lacunas.

5.3. Tem vários elementos da arte cinematografia que não reparam com tanta atenção na maioria das vezes, alguns deles são os cortes e as transições do filme. Existem muitos tipos diferentes de cortes e transições de cortes, mas um que o gestaltismo é aplicado perfeitamente é o Match Cut.

5.3.1. O Match Cut é um corte que vai ligar dois planos diferentes mas que possuem algum tipo de semelhança entre eles. O tipo mais famoso é o gráfico, a semelhança entre os dois planos vai ser devida as imagens que a gente vê. Um exemplo seria no primeiro episódio da quarta temporada de Breaking Bad onde os principais estão passando o rodo em uma possa densa de sangue então a cena é cortada para alguém em uma lanchonete passando uma batata frita em um prato com ketchup

6. Cognitivismo

6.1. Com grande influencia de Allan Turing, o cognitivismo nasce a partir de um conjunto de estudos como: neurociência, linguística e antropologia. Para configurar o campo da computação. e o interesse pela compreensão dos processos cognitivos de forma mentalista proporcionou o surgimento da inteligência artificial.

6.2. O núcleo de estudos das ciências da cognição é compreender o conhecimento, a informação e a comunicação.

6.3. A abordagem cognitivista emprega métodos quantitativos, positivistas e científicos que descrevem as funções mentais como modelos de processamento de informação ou a memória. E os estudos de estendem até a atualidade.

6.4. Uma situação no meu cotidiano que pode se aplicar o cognitivismo é na minha atenção. Às vezes, os nossos sistemas de processamento cognitivo ficam sobrecarregados e nós temos que selecionar informações para processar. E por eu pensar demasiadamente acabo perdendo a atenção na minha audição e visão para me concentrar na minha linha de raciocínio.