Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Análise Sintática by Mind Map: Análise Sintática
5.0 stars - 4 reviews range from 0 to 5

Análise Sintática

Frase=Cada uma das unidades da fala que espressam uma ideia,uma emoção,uma ordem,um apelo,enfim,um enunciado de sentido completo que estabelece comunicação.

Oração=Quando a frase,ou membro da frase,for constituída de um predicado e um sujeito,ou às vezes só de um predicado.TODA ORAÇÃO CONTÉM UM VERBO!!!!

Sujeito:é o tema do que se vai comunicar, o ser sobre quem se declara.

Sujeito simples:é aquele que tem um único núcleo.

Sujeito composto: é aquele que apresenta mais de um núcleo, isto é, mais de um vocábulo diretamente relacionado ao verbo.

Sujeito indeterminado: ocorre quando não é possível identificar a quem se refere o predicado.a)verbo na terceira pessoa do plural, desde que o sujeito não tenha sido identificado anteriormente.b)verbo na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome SE.

Oração sem sujeito:PREDICA FORMADO POR UM VERBO IMPESSOAL.a) verbos que indicam fenômenos da natureza.b)os verbos ser,estar,fazer e haver , usados para indicar fenômenos meteorológicos ou relativos ao tempo em geral.c)o verbo haver no sentido de existir, acontecer.

Predicado:trata-se da informação propriamente dita.

Predicado verbal:é aquele que tem como núcleo significativo um verbo.

Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo significativo um nome. ESSE NOME ATRIBUI QUALIDADE OU ESTADO AO SUJEITO, DAÍ SER CHAMADO PREDICATIVO DO SUJEITO.O VERBO FUNCIONA COMO ELEMENTO DE LIGAÇÃO ENTRE O SUJEITO E O PREDICADO(ser ,estar , permanecer,paracer, ficar,continuar)

Predicado verbo-nominal:é aquele que apresenta dois núcleos significativos: um verbo e um nome.

Período=A frase constituída de uma ou mais orações.Período simples:constituído por apenas uma oração(oração absoluta);Período composto:constituído por duas ou mais orações.

As relações sintáticas dentro do sintagma verbal

Adjunto adverbial:termos da oração que indica circunstância do verbo,ou intesifica o sentido do verbo,do adjetivo ou de otro advérbio.

Agente da passiva:é um termos que só aparece em orações em que o verbo está na voz passiva analítica(verbo auxiliar mais particípio do verbo que exprime o fato).Designa o ser que pratica a ação,E VEM SEMPRE ANTECEDIDO POR PREPOSIÇÃO.Função substantiva.

O animal foi ferido pelo homem.Sujeito:O animal/Agente da passiva:pelo homem.

As relações sintáticas dentro do sintagma nominal

Vocativo: serve para chamar,invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.

Aposto:Termo acessório que relaciona ao núcleo de outro termo-via de regra,um substantivo-para esclarecê-lo ou explicá-lo, ao mesmo tempo que o retorna.O APOSTO SEMPRE PERTENCE AO TERMO A QUE SE REFERE,PODENDO,SEM PERDA DE SENTIDO,SUBSTITUÍ-LO.

Adjunto adnominal:Gravitam em torno de um substantivo.Exerce uma função adjetiva.RELACIONA-SE APENAS COM O SUBSTANTIVO.TEM SEMPRE VALOR ATIVO.PODE SER ANTECEDIDO POR PREPOSIÇÃO.

Complemento nominal:APRESENTA-SE SEMPRE ANTECEDIO POR PREPOSIÇÃO.RELACIONA-SE AO SUBSTANTIVO,ADJETIVO OU ADVÉRBIO.SÓ SE RELACIONA A SUBSTANTIVOS CUJOS SIGNIFICADOS TRANSITAM,PORTANTO TERÁ VALOR PASSIVO.É FUNÇÃO SUBSTANTIVA.