GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: É a análise e à gestão da atuação, dos relacionamentos e da contribuição...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: É a análise e à gestão da atuação, dos relacionamentos e da contribuição dos indivíduos à organização segundo critérios de desempenho. by Mind Map: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: É a análise e à gestão da atuação, dos relacionamentos e da contribuição dos indivíduos à organização segundo critérios de desempenho.

1. A implantação da gestão por competência nas empresas está relacionada a evolução da estratégia da organização. Alinha as competências organizacionais com as individuais.

2. Competências organizacionais

2.1. Saber cooperar. Os indivíduos cooperam e interagem entre si de forma a direcionar como suas ações em direção ao objetivo comum.

2.2. Um saber aprender coletivamente da experiência. A equipe aprende a se articular coletivamente em uma análise crítica dos acontecimentos.

2.3. Saber comunicar-se. Cria-se uma linguagem comum, capaz de integrar como equipes, além de haver socialização e melhorar um trabalho sem trabalho.

2.4. Compartilhamentos de informação: saber elaborar representações compartilhadas

3. Competências organizacionais

3.1. Competências organizacionais essenciais: de difícil imitação, contribuem ao pioneirismo, à diferença e liderança da organização em mercados dominantes.

3.2. Competências organizacionais seletivas: contribuem para uma diferença da organização em seu mercado. Viabilizam posicionamentos bem sucedidos de mercado.

3.3. Competências organizacionais básicas: contribuem para a sobrevivência da organização.

4. Competências: é descrever por escrito os hábitos de trabalhos mensuráveis e habilidades pessoais, para desempenhar um objetivo. (CHÁ). O exercício de uma competência consistirá na combinação e na mobilização do CHÁ para cumprir a demanda do trabalho.

4.1. Conhecimento: o individuo deve saber, independentemente de colocar ou não em prática.

4.2. Habilidades: além de saber, entende-se que também deve saber fazer, para obtermos experiência e domínio sobre.

4.3. Atitudes: é que queremos fazer, somos um bom serviço, que nos levam a praticar ou não o conhecemos e sabemos.

5. A avaliação por competências, implica em avaliarmos as pessoas segundo critérios de desempenho associado ao desenvolvimento dos indivíduos nas organizações. Desempenho passa a ser conceituado como o conjunto de entrega de e resultados de determinada pessoa para a empresa ou o negócio.

6. As críticas são longas e controversa. Os indivíduos devem estar alinhados e mobilizados, devendo ser coerente com as estratégias.