Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Positivismo by Mind Map: Positivismo

1. No Brasil, o positivismo vai causar bastante interferência com a frase Ordem e Progresso presente na Bandeira do Brasil Republicano.

1.1. Para o positivismo, ordem e progresso representavam a organização de uma França caótica. Já para o Brasil, isso significou uma grande mudança política provinda da instalação da Replública.

1.1.1. Houve uma modernização na economia com a criação das ferrovias, a instalação das hidrelétricas e do cultivo ao café (principal produto de exportção durante a República Oligarquica)

1.1.2. Mas essa modernização foi conservadora, não abalou a ordem social. A elite continuava beneficiada perante a maioria não representada.

1.1.3. Não era uma República do povo. E sim, da minoria cafeicultora.

1.2. O Brasil do século XIX, passava de uma monarquia que já se encontrava instável devido aos progressos da época, para uma República.

2. Podemos concluir, que o positivismo foi uma elaboração de Auguste Comte no final do século XIX, em um contexto de transição vivida pela Europa, que se tornava cada vez mais urbana e industrializada, para a modernidade.

2.1. Auguste pretendia com sua formulação filosófica, mostrar que, antes do capitalismo e das vertentes da modernidade/industrialização ganharem espaço, o que foi vivido não era totalmente esquecido e influenciava continuamente o modo de vida das pessoas.

2.2. Assim, o positivismo estudava a organização social e procurava entender da melhor maneira essa sociedade e levá-la ao progresso

3. Foi um pensamento criado por Auguste Comte("Pai da Sociologia") no século XIX; em uma França caótica.

3.1. Essa corrente de pensamento, defendia a ciência como o único conhecimento útil e capaz de trazer avanço e progresso para a sociedade.

3.1.1. No século XIX, a França passava por uma grande desordem e caos social provindo da Grande Revolução, decorrida no século XVIII. Desta forma, houve o uso do positivismo (como sociologia) não só como teoria, mas como prática e técnica para restaurar a ordem na França e assim, haver um desenvolvimento.

3.1.2. Auguste não teve influência apenas da Revolução Francesa para criar o positivismo. Houve uma forte intervenção da Revoluçao Industrial em sua Primeira e Segunda etapa, onde grandes mudanças foram registradas. Dentre elas, podemos citar a modernização do trabalho e a serapação das atividades.

3.2. Sendo apolítico para afirmar a absolutividade da razão humana e sua clareza.

4. Com o positivismo, houve a valorização da razão e consequentemente da ciência. Assim, o progresso (desenvolvimento da tecnologia) é um constante avanço feito pela sociedade

4.1. Mas a ciência se distancia da política como afirmava o positivismo?

4.1.1. Muito pelo contrário. A política quando se realciona ao progresso feito pela humanidade, se liga rapidamente ao Estado e seus interesses.

4.1.2. Em outras palavras, podemos dizer que usa-se a ciência para afirmar o poderio político.

4.1.3. Se pararmos para pensar, isso explica muita coisa: se a humanidade usa a sua inteligência e razão para fazer ciência com intuito de progredir e levar a sociedade a uma prosperidade, por que não usá-la em benefício próprio ou como modo de poder? Um exemplo forte são as indústrias nucleares e químicas e o incentivo às Guerras.

4.2. Ela é mesmo neutra e apolítica?