Propriedade, Estado e Processo

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Propriedade, Estado e Processo by Mind Map: Propriedade, Estado e Processo

1. Estado

1.1. Um estado termodinâmico refere-se à condição na qual o sistema se encontra, que é definida pelas suas propriedades. O estado termodinâmico é definido por duas propriedades independentes. Tem-se que uma grandeza é considerada como sendo uma propriedade termodinâmica se, e somente se, sua alteração de valor entre dois estados for independente do processo termodinâmico.

2. Propriedade

2.1. Uma propriedade termodinâmica é uma característica macroscópica de um sistema para a qual não é necessário saber o histórico (ou seja, o comportamento prévio) do sistema para mensurá-las. Como exemplos de propriedades termodinâmicas, temos: massa, volume, temperatura, pressão, etc.

3. Processo

3.1. Portanto, precisamos definir o que é um processo termodinâmico! Vamos supor uma situação na qual uma propriedade qualquer do sistema sofre uma alteração. Para que esta situação ocorra, necessitamos de uma mudança de estado termodinâmico. Essa mudança é chamada de processo termodinâmico, que nada mais é que uma transformação de um estado para outro estado.