FUNCIONAMENTO PSÍQUICO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
FUNCIONAMENTO PSÍQUICO by Mind Map: FUNCIONAMENTO PSÍQUICO

1. Funcionamento psíquico baseia-se em uma complexa interação de elementos biológicos, psicológicos e sociais.

2. Para Freud os processos psíquicos são sua maioria inconscientes, e para ele a maioria da vida se desenrola em nível inconsciente.

3. O funcionamento é explicado de duas hipóteses: primeiro existe uma quantidade que distingue a atividade e repouso das partículas materiais. segundo que a identificação dessas matérias com os neurônios.

4. O aparelho psíquico não possui realidade ontológica, trata-se de um modelo explicativo que não supõe qualquer sentido denotativa do real.

5. Recalque: o indivíduo “não vê”, “não ouve” o que ocorre. Existe a supressão de uma parte da realidade. Este aspecto que não é percebido pelo indivíduo faz parte de um todo e, ao ficar invisível, altera, deforma o sentido do todo

6. O homem não vive apenas o psiquismo do seu consciente.

6.1. Segundo uma avançada teoria mecanicista, a consciência é um mero apêndice aos processos fisiológico-psíquicos e sua omissão não acarretaria alteração na passagem psíquica [dos acontecimentos]. De acordo com outra teoria, a consciência é o lado subjetivo de todos os eventos psíquicos, e é assim inseparável do processo mental fisiológico. A teoria aqui elaborada situa-se entre essas duas. (Freud, 1950/1990, p. 423)

7. O aparelho psíquico é concebido segundo um referencial termodinâmico.

8. Primeira Tópica de Freud:

8.1. inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência” . É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas

8.2. pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

8.3. consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.