Acidentes de Trabalho

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Acidentes de Trabalho by Mind Map: Acidentes de Trabalho

1. A cada quatro horas, um brasileiro morre vitima de acidente de trabalho.

2. Acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais acontecem principalmente devido aos sistemas produtivos não visarem a saúde e o bem estar dos colaboradores, mas sim, o lucro.

3. CASO 01: O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de Amianto. É um mineral utilizado na fabricação de telhas, sendo o agente causador de um tumor agressivo, chamado mesotelisma.

4. Um dos problemas sociaisque tem obtido casos semelhantes, dizem respeito a pessoas expostas ao amianto, em especial as mulheres na lavagem de roupas dos maridos.

5. CASO 02: Construção Civil. Um dos principais "motores" da economia brasileira. Responsável por mais de 5% do PIB, o devido setor emprega mais de 3 milhões de pessoas. Segundo maior em número de mortes no Brasil. Em média, 440 trabalhadores perdem a vida todos os anos em canteiros de obras.

6. 48 trabalhadores são excluídos do mercado de trabalho por dia, em função de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. A exemplo: Eduardo, vigilante, perdeu as pontas dos dedos quando segurava a corrente de segurança da portaria. Severino, perdeu os dois braços e as duas pernas por falta de EPI na construção de uma casa. Mauro, pedreiro, apresenta marcas no corpo por conta de um cimento corrosivo, podendo ser observado a falta de EPI para o devido serviço. Claudines Bartolomeu e seu pai, perderam um braço em acidente de trabalho. Eles não deixaram ser vencidos pelos pensamentos de invalidez e tornaram-se atletas paraolimpicos.

7. Em um ano 724,164 feridos em uma ação. 14 mil ficaram impactados para sempre. 3 mil mortos por ano.

8. O Brasil ocupa a 4º posição no ranking dos países com maior número de mortos de trabalhadores por ano.

9. Aldo Vicentin, foi colaborador por 4 anos em uma determinada empresa, trabalhando no almoxarifado, onde recebia o material que continha amianto. O referente local continha muito pó, o que por ato involuntário, ele inalava. Por consequência, começaram-se as tosses permanentes e diariamente, deixando-o com cansaço. Aldo teve óbito devido a insuficiência respiratória.

10. CASO 03: O Brasil é o maior produtor de cana açúcar e o segundo maior produtor de etanol do mundo. O setor sucroenergético gera riquezas que chegam a superar o PIB de mais 100 países, quase 95 bilhões de reais por ano. A vítima da vez foi o senhor Antônio Moreira, que veio a óbito devido o excesso de trabalho associado a um trabalhador com exame de chagas positivo.

11. CASO 04: O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina, suína e de aves do mundo. Só em exportações, o setor gera por ano mais de 26 bilhões de dólares em divisas para o país. Na busca por conquistar de mercado e aumentar a produtividade, estão os trabalhadores dos frigoríficos. Vítima: Jorge Miguel de Moares. os riscos estão principalmente na limpeza de máquinas, em instalações elétricas e nas maquinas pois, não são devidamente protegidas, tendo grande índice de amputações de membros, as vezes, levando a óbito.