GESTÃO SESMT

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
GESTÃO SESMT by Mind Map: GESTÃO SESMT

1. Analise de Risco

1.1. Analise Preliminar de Risco (APR) - análise de riscos é um exercício extremamente importante para o conhecimento dos potenciais riscos do processo de armazenamento de combustível e abastecimento de veículos, possibilitando a identificação, planejamento e implementação de medidas de controle e tomada de decisão.

1.1.1. OBJETIVOS Identificar as legislações pertinentes ao objeto do estudo; Avaliar a situação atual do posto em relação à legislação e normas técnicas pertinentesIndicar e propor medidas de controle visando a minimização dos riscos na área de estudo, utilizando a metodologia de Análise Preliminar de Risco (APR).

1.2. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) - foi instituído pela Portaria n. º 25 de 29 de Dezembro de 1994, a qual altera a redação da NR-9.Preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

1.2.1. Objetivos Manter sob controle todos os riscos ambientais existentes nos locais de trabalho, com adoção da medidas necessárias e suficientes para a eliminação , a minimização ou o controle dos mesmos.

2. Projeto de Instalação

2.1. Elabora e montar um Prontuario de instalação do posto de combustíveis conforme especificados na NR 20, na forma de estudo de caso do Auto Posto Prime no Bairro da Conceição

3. Procedimentos operacionais seguros

3.1. ABNT NBR 15594-1:2008 PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS A operação de abastecimento somente deve ser iniciada quando: Não houver fonte de ignição na área de abastecimento e as instalações/equipamentos elétricos estiverem em conformidade com a ABNT NBR 14639; O motor do veículo estiver desligado; Não existir pessoas fumando; O atendente confirmar com o motorista o combustível a ser abastecido no veículo; O mostrador mecânico ou display da unidade abastecedora estiver totalmente zerado.

3.2. Para iniciar o abastecimento, deve-se posicionar o veículo de forma conveniente para o abastecimento, evitando-se que a mangueira permaneça transpassada por baixo do veículo, inclusive quando o veículo possuir dois ou mais bocais de abastecimento. O atendente deve:

3.3. Acionar manualmente os teclados da unidade abastecedora eletrônica, nunca utilizando canetas ou outros objetos; Retirar do suporte da unidade abastecedora o bico de abastecimento, posicionando a ponteira do bico para cima; Operar manualmente a alavanca de acionamento da unidade abastecedora mecânica, nunca utilizando o bico de abastecimento ou outros objetos; Manter a mangueira estendida, evitando a formação de pequenos laços, não tracionando-a nem torcendo-a excessivamente; e Inserir o bico de abastecimento no bocal do tanque do veículo.

4. Manutenção e Inspeção das Instalações

4.1. As normas da ABNT nominam quatro tipos diferentes de manutenção: -Manutenção Operacional: é uma manutenção de rotina onde os próprios funcionários do posto podem realizar. -Manutenção de técnica: são realizadas sempre por profissionais especializados e tem como objetivo garantir o restabelecimento da operação de forma segura e ambientalmente correta. -Manutenção preventiva: realizada com periodicidade programada de acordo com as normas ou com definições do próprio fabricante, objetiva garantir a operação contínua, segura e ambientalmente correta. -Manutenção corretiva: é basicamente a realização de reparos em períodos intermediários à manutenção preventiva, aplicável durante a paralisação de equipamentos ou em virtude de danos provocados por acidentes, atos de vandalismo, etc. A periodicidade destas manutenções bem como os itens que devem passar pelos procedimentos são listados no corpo da norma técnica NBR15594-3, em suas tabelas

5. Inspeção de Segurança e Saude

5.1. 1. Inspeções de segurança e saúde no trabalho Segundo a NR-20 item 20.9.1 – As instalações classes I, II e III para extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis devem ser periodicamente inspecionadas com enfoque na segurança e saúde no ambiente de trabalho. As inspeções devem ser documentadas e as respectivas recomendações implementadas, com estabelecimento de prazos e de responsáveis pela execução. A norma também informa que a não implementação da recomendação no prazo definido deve ser justificada e documentada. O documento das inspeções devem estar disponíveis ás autoridades e também aos trabalhadores.

5.2. 2. Segurança dos trabalhadores – EPI, EPC Para segurança e saúde dos trabalhadores deve-se oferecer também todos os equipamentos de proteção para as atividades, visto que o trabalhador tem alto índice de exposição a agentes inflamáveis e combustíveis. São equipamentos individuais obrigatórios: macacão, avental, luvas ou creme protetor e botas. Já os coletivos, temos: extintores de incêndio, kit de primeiros socorros, placas de alerta e segurança (“é proibido fumar, usar celular…) Além disso, outra questão importante quanto ao EPI e EPC é a validade dos mesmos e suas condições, o item 6.9.3 da norma regulamentadora NR-6, estabelece que todo EPI deve apresentar em caracteres inapagáveis, o nome comercial da empresa que o fabrica, o lote de fabricação e o número do CA. No caso de EPI’s importados, o nome da empresa importadora, o lote de fabricação e o número do CA.

5.3. 3. Treinamento dos trabalhadores nos postos combustíveis A norma regulamentadora 20 é exigida pelo Ministério do Trabalho e emprego e visa estabelecer os requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra fatores de risco de acidentes provenientes de atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Desta forma, todo posto de gasolina deve aplicar o treinamento da NR-20 para prevenção de acidentes, servindo também como fonte informativa sobre os principais riscos para o trabalhador e como ele deve proceder para trabalhar com segurança.

5.4. 4. Contaminação ambiental Existe um alto risco relacionado a postos de combustíveis, pois ele pode acarretar vazamento e derramamento de combustível no ambiente, podendo causar graves danos. É importante que na inspeção em posto de gasolina seja realizada avaliação de passivos e contaminadores de ambientes.

5.5. 5. Acompanhamento da norma regulamentadora e otimizações Além do cumprimento da norma regulamentadora 20, deve-se acompanhar também todas as mudanças e atualizações das normas que estabelecem medidas preventivas ás atividades realizadas da área, no caso podemos citar a NR-20 e a NR-6 (responsável pela regulamentação do uso do EPI e EPC) para os postos combustíveis. Isso é importante para aprimorar e estar sempre de acordo com as exigências do MTE.

6. By the way, this is a floating topic. To create a floating topic, simply drag it away from the map center.

7. Getting started

7.1. Add a sibling idea by hitting ENTER

7.2. This is a sibling idea

7.3. Add a child idea by hitting TAB

7.3.1. This is a child idea

7.4. Choose icons and images to decorate your mind map

7.5. Connect topics with the arrow tool in the upper left corner of your screen

7.6. Add links, tasks or files to your topics, using the widgets in the sidebar

7.7. Change your map layout by opening the layout options in the upper left corner of your screen

7.8. Advanced

7.8.1. Open the Theme menu from the bottom of your map editor to change your map theme

7.8.2. Create a presentation of your mind map by clicking the presentation icon in the bottom left corner of your screen

7.8.2.1. Simply hold down COMMAND i.e. CTRL and Click & Drag to create a slide for one or multiple topics

7.8.2.2. Set transitions for your slides

7.8.2.3. Click "Start Slideshow" to view your presentation

7.8.3. Open the Sharing Settings from the bottom of your map editor to share the map with a friend or publish it to the web

7.8.3.1. You can share your map with anyone via email

7.8.3.2. You can publish your map and enable anyone with an internet access to find it

7.8.3.3. You can embed your map on a blog or website