Classes e Sub-classes: atividades

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Classes e Sub-classes: atividades by Mind Map: Classes e Sub-classes: atividades

1. 3) Construir frases

1.1. É apresentada aos alunos uma frase, juntamente com uma lista de verbos pertencentes a subclasses diferentes. Pede-se aos alunos que construam frases diferentes que resultem de substituições a partir da lista de verbos dada. Através desta actividade, os alunos vão perceber que nem todas as substituições são possíveis e que apenas podem substituir um verbo por outro da mesma subclasse.

1.1.1. Professor: Observa esta frase: O Pedro comprou um bolo delicioso no domingo. A partir desta frase, constrói frases diferentes em que mudas apenas uma palavra, escolhendo para isso uma palavra da lista que se segue: comeu; devorou; brincou; espirrou; fez; ficou; lutou; viu.

2. 4) Completar as frases e agrupar as palavras

2.1. É apresentada aos alunos uma lista de palavras pertencentes a diferentes classes (neste caso, nomes, verbos e adjectivos). Em seguida, são apresentadas frases em que falta uma palavra. Os alunos deverão completar cada frase a partir das palavras que lhes foram apresentadas. Para realizar esta tarefa, terão de seleccionar, para cada caso, palavras pertencentes a uma dada classe.

2.1.1. Professor: Observa a seguinte lista de palavras: cão; escreveu; comprou; brinquedo; encontrou; bonito; menino; bolo; estranho; lápis; leu; grande; relógio; escondeu; saco. Descobre que palavras da lista poderias colocar na posição que está vazia em cada uma das frases seguintes. A Rita encontrou um ___________________. A Rita ___________________ um livro. A Rita comprou um quadro muito ___________________. Faz uma lista das palavras que podem completar cada uma das frases.

3. 1) Substituir palavras

3.1. É apresentada aos alunos uma frase. Pede-se-lhes que façam substituições de palavras dessa frase por outras à sua escolha. Esta actividade permitirá aos alunos reflectir sobre a relação entre a pertença da palavra a uma dada classe e os contextos em que pode ocorrer.

3.1.1. Professor: Observa esta frase: A formiga trabalhou muito durante o Verão. 1. Constrói três frases diferentes, substituindo a palavra formiga por palavras à tua escolha. 2. Constrói agora outras três frases, substituindo a palavra trabalhou por outras palavras.

4. 2) Construir frases

4.1. É apresentada aos alunos uma frase, juntamente com uma lista de palavras pertencentes a classes diferentes. Pede-se aos alunos que construam três frases diferentes que resultem de substituições a partir da lista de palavras dada. Através desta actividade, os alunos vão perceber que nem todas as substituições são possíveis e que apenas podem substituir uma palavra por outra da mesma classe.

4.1.1. Professor: Observa esta frase: O Pedro comprou um bolo delicioso no domingo. A partir desta frase, constrói três frases diferentes em que mudas apenas uma palavra, escolhendo para isso uma palavra da lista que se segue: este; fez; menino; bom; pão; sábado; ontem; cão.