JONH RAWLS

Plan your projects and define important tasks and actions

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
JONH RAWLS by Mind Map: JONH RAWLS

1. uma teoria de justícia

1.1. quadro geral

1.2. liberdade igualitária

1.2.1. "O meu objetivo é produzir uma teoria da justiça que represente uma alternativa ao pensamento utilitário em geral. (Rawls, uma teoria da justiça, 1993,p.40)

1.3. desigualdade de oportunidade

1.4. a justícia institucional

1.4.1. como ela é

1.4.2. ela deveria ser

2. Um pouco sobre a vida de JONH RAWLS

2.1. John BordleyRawls nasceu em 21 de fevereiro de 1921 em Baltimore, noEstado de Maryland, na região nordeste dos Estados Unidos. Jack, como erachamado pelos íntimos, era o segundo de cinco filhos do casal estadunidenseWillian Lee Rawls (1883-1946) e Anna AbellRawls (nascida como Anna AbellStump, 1892-1954). A família materna de Rawls era muito influente nonorte dos EUA tendo uma renda oriunda do petróleo e carvão da Pennsylvaniana região de Greenspring Valley, perto de Baltimore. Já sua família paternatinha origem sulista.

3. Carreira acadêmica

3.1. Rawls completou um ano de pré-escola e os seis anos de escola elementar (1927-33) na Calvet School, onde estudavam meninos e meninas (embora fossem separados nos últimos três anos) e que dava ênfase a ensinar locutória. Foi lá que Rawls iniciou o processo de superar a gagueira, chegando até mesmo a ser o orador oficial de sua turma. Nos dois anos seguintes (1933-35) Rawls estuda na Roland Park High School porque seu pai havia sido escolhido como presidente do conselho da escola. Saindo de lá, Rawls passou mais quatro anos em uma escola particular.

4. TEORIA DA JUSTÍCIA

4.1. Rawls articula sua teoria partindo de uma situação ideal que inscreve-se na tradição contratualista. Tal idealização é representada pela posição original que é uma situação hipotética na qual as partes contratantes – representando pessoas racionais e morais, livres e iguais – escolhem, sob um "véu de ignorância", os princípios de justiça que devem governar a estrutura básica da sociedade. A estrutura básica, por sua vez, é entendida como o "[...] modo pelo qual as instituições sociais, econômicas e políticas se estruturam sistematicamente para atribuir direitos e deveres aos cidadãos, determinando suas possíveis formas de vida."

4.2. Novo Tópico

5. CONTRATO SOCIAL DE RAWLS

5.1. Contrato social (ou contratualismo) indica uma classe de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e/ou manterem a ordem social. Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. Nesse prisma, o contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante.