Cap.5 PLANEJAMENTO DE ENSINO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Cap.5 PLANEJAMENTO DE ENSINO by Mind Map: Cap.5 PLANEJAMENTO DE ENSINO

1. 1- O que é planejamento e qual sua importância: Planejar de acordo com o dicionário é desenvolver, elaborar algo. Com isso, podemos dizer que planejar é estudar, pois estudando desenvolvemos nosso conhecimento e elaboramos passo a passo de cada coisa aprendida.

2. 5- Tipos de Planejamento de Ensino:

2.1. PLANO DE CURSO: é o planejamento de um conjunto de conhecimentos e habilidades que uma turma tende á alcançar.

2.2. PLANO DE UNIDADE : especificação do plano de curso, estas unidades serão planejadas ao longo do curso e incluem objetivos, atitudes, conteúdos relacionados ás turmas.

2.3. PLANEJAMENTO DE AULA: Sistematização do dia letivos, atividades, matérias que serão passadas, basicamente, o que será passado aos alunos.

3. 6- Importância do planejamento de ensino:

3.1. - Visar a economia de tempo e recursos, - Administração dos objetivos, - Maior eficiência e maior segurança para com o próprio aluno.

4. 7- Características de um bom planejamento de ensino:

4.1. - Saber das necessidades e realidades dos alunos, - Ser claro e preciso, - ser objetivo, - Pensar nas condições e propostas vindas dos alunos.

5. 2- Planejamento Educacional, de Currículo e de Ensino:

5.1. EDUCACIONAL: Decisões tomadas sobre a educação a nível de país. Decisões essas tomadas a longo prazo, definindo uma política educacional.

5.2. DE CURRÍCULO: Currículo se refere á toda a vida escolar do aluno. Então, para ter um pleno processo a escola deve optar por seguir um plano mais compatível com sua comunidade e seus alunos.

5.3. DE ENSINO: Trabalho que especifica o que o professor fará em sala de aula e passará para seus alunos, para que os mesmos possam atingir os objetivos educacionais propostos.

6. 3- Etapas do Plano de ensino:

6.1. CONHECIMENTO DA REALIDADE: Etapa onde se conhece o aluno e sua realidade, fazendo uma sondagem e criando um diagnóstico.

6.2. ELABORAÇÃO DO PLANO: Após a sondagem, podemos compreender o que é possível atingir, determinando e selecionando os processos avaliativos.

6.3. EXECUÇÃO DO PLANO: Desenvolvimento das atividades antes planejadas. Podendo ser alterada se não houver a adaptação correta dos alunos.

6.4. AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO PLANO: Depois da execução do plano do que foi planejado, começa-se um replanejamento com aperfeiçoamento dos conceitos.

7. 4- Componentes Básicos do Planejamento de ensino: Objetivos- É o que se pretende alcançar como resultado da atividade. Sendo esses resultados do aluno para o aluno.

7.1. OBJETIVOS EDUCATIVOS: Metas e valores mais amplos que a escola pretende atingir.

7.2. OBJETIVOS INSTRUCIONAIS: Proposições mais específicas referentes ás mudanças comportamentais esperadas por um grupo/classe.