Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
OQUE FAZER? von Mind Map: OQUE FAZER?

1. Confere a educação um conteúdo social e uma dimensão ativamente politica

2. plantam-se ideias surgem expressões

3. Educação Popular tem a ver com o estilo de fazer política do populismo

4. política e educação se mesclam e se misturam em um processo contínuo de aprendizado e transformação social.

5. A ideia de um manual de Educação Popular é fazer com que as pessoas e grupos populares aprendam no cotidiano a necessidade da esperança e de mudar a ordem das coisas

6. ANEXO 1 Houve um ponto de partida ‘sagrado’: era o compromisso com os Movimentos Populares, buscávamos re-ver e redimensionar a EDUCAÇÃO”. Uma visão que amplia o entendimento sobre cultura e prepara o leitor para a última parte do livro,

7. pensamento pensante e não pensado do Paulo

8. Educação popular e o processo educativo que rompe com a tradição educacional ocupada apenas pela minoria social

9. Há estreita relação entre escola e vida política”. Nesse sentido a educação é uma prática política: política e educação se mesclam e se misturam em um processo contínuo de aprendizado e transformação social.

9.1. “Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica [...] Em uma primeira ‘definição’ eu a aprendo desse jeito. Há estreita relação entre escola e vida política”

10. A luta popular não prescinde de um conhecimento mais organizado.

10.1. “O conhecimento mais sistematizado é indispensável à luta popular [...] mas esse conhecimento deve percorrer os caminhos da prática”

11. como o próprio nome sugere, se dirige ao educador(a) que se dedica ao ensino formal, sobretudo profissionais que se interrogam em sua atividade diária sobre o como fazer educação com crianças populares, com crianças originadas da periferia e com a Cultura Popular.

11.1. Esse educador(a) é um profissional que compreende “que além de ser um(a) profissional da educação, ele(a) é um(a) cidadão(ã) da vida política”

11.2. Esse educador(a) é um profissional que compreende “que além de ser um(a) profissional da educação, ele(a) é um(a) cidadão(ã) da vida política”