1ª fase do Modernismo

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
1ª fase do Modernismo von Mind Map: 1ª fase do Modernismo

1. O Manifesto da Poesia Pau-Brasil, publicado por Oswald de Andrade no jornal Correio da manhã, propunha uma revisão crítica do passado histórico e cultural, valorizando as riquezas e os contrastes existentes na realidade e na cultura brasileira.

2. Com o Manifesto Antropofágico, Oswald de Andrade faz referência ao ritual indígena de se alimentar do inimigo para lhe extrair força, pois mostra a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, cuidando para não perder a identidade brasileira.

3. Características da primeira fase modernista

4. Acresce-se a isso a agravante de que o público brasileiro, consumidor de arte, era parceiro nesse processo de cópia, tanto que as vaias e os tumultos feitos pela plateia, durante as apresentações da Semana, não deixavam dúvida alguma sobre as dificuldades dos modernistas em implantar um novo modelo de arte. A missão modernista consistia em, praticamente, “zerar” tudo ou quase tudo o que fora produzido em arte, desde o descobrimento do país.

5. Diante das dificuldades da empreitada, os modernistas radicalizaram na proposta, para, no mínimo, continuar a chamar a atenção e a despertar a curiosidade popular, conquistadas com a realização da Semana. Segue uma sinopse das características da arte moderna, dessa primeira fase.

6. A primeira fase do movimento modernista no Brasil ocorreu de 1922 até 1930, tendo início logo após a Semana de Arte Moderna.

7. O Modernismo traz propostas inovadoras para a arte e para a sociedade em geral, como reconstruir a cultura brasileira sobre bases nacionais, revisar de forma crítica o passado histórico e as tradições, eliminar a ideia fixa de colonizados, apegados aos valores estrangeiros.

8. Com essa nova tendência, surgiram quatro movimentos: Pau-Brasil e Antropofágico, criados por Oswald de Andrade com intuito de um nacionalismo crítico; Verde-Amarelo e Grupo da Anta, criados por Plínio Salgado, que propunha um nacionalismo fascista e ufanista, contrário ao de Oswald.

9. primeira geração moderna costuma ser chamada de geração heroica. Essa denominação não é de todo exagerada, já que coube aos primeiros modernistas o difícil trabalho de substituir a arte praticada há séculos no Brasil, a qual, mais em um período, menos em outro, imitava modelos europeus, particularmente de Portugal.

10. Breno Bento Teodoro n3